Fábula sobre urubus e sabiás de Rubem Alves

Mensagempor Sabiá » Sexta-feira - 08 Abr 2011, 19:56

"Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza eles haveriam de se tornar grandes cantores. E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas, e fizeram competições entre si, para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam de Vossa Excelência. Tudo ia muito bem até que a doce tranqüilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas para os sabiás... Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa , e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.

— Onde estão os documentos dos seus concursos? E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvessem. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam simplesmente...

— Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.

E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...

MORAL: Em terra de urubus diplomados não se houve canto de sabiá."


O texto acima foi extraído do livro "Estórias de quem gosta de ensinar — O fim dos Vestibulares", editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 81.

postado por: Sabiá (convidado)
Sabiá
Visitante
Visitante
 

Re: Fábula sobre urubus e sabiás de Rubem Alves

Mensagempor Mestre Mauricio » Sexta-feira - 08 Abr 2011, 19:58

Esse texto é excelente!

Mas querido visitante, aqui, os urubus e os sabiás devem se respeitar em suas cantorias, sem um se sentir mais importante que o outro e sem um humilhar o outro por qualquer motivo.

Os urubus, pelo esforço, merecem aplausos.
Os sabiás, pintassilgos e outros, pelo talento, também merecem.

Só surgem problemas quando os urubus se ajuntam para dizer que um deles é maior do que todos os demais pássaros e passam a perseguir aqueles que discordam, não é?

obrigado pelo excelente texto!

postado por: Professor Mauricio

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Avatar do usuário
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 4388
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32
Regras do fórum
Nesta seção estão as regras e dicas de funcionamento do nosso site. Qualquer membro pode opinar, sugerir ou analisar os tópicos para contribuir com o crescimento de nosso site.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes