Acompanhamento do número de visitantes desde a fundação

Mensagempor Mestre Mauricio » Domingo - 21 Abr 2013, 23:25

É com bastante alegria que venho compartilhar com todos os amigos que, desde a inauguração, recebemos 100.000 visitantes únicos.

Mas, o que isso significa?

Quando uma pessoa conecta à internet, recebe um número chamado "IP" ou Protocolo de Internet. Ao se conectar ao nosso site, o contador interno e a ferramenta de contador do google marca esse "código" como 1 novo visitante.

Se essa pessoa volta a acessar depois de alguns minutos, o contador apenas confere e diz "ele voltou, seu número já consta da lista". Isso quer dizer que uma mesma pessoa somente será contada duas vezes caso desligue seu roteador e religue.

Ou, caso acesse nosso site de lugares diferentes, por exemplo, em casa (1 acesso) e no trabalho  (+ 1 acesso, total de 2 acessos únicos correspondendo a uma única pessoa.)

Por outro lado, se alguém acessa de uma lan house e outra pessoa usa a mesma lan house, para o contador, vale apenas 1 acesso, porque o número IP não mudou.

O mesmo acontece para escolas e para casas em que haja mais de um morador acessando nosso site. Um IP novo é igual a um acesso único. (a ferramenta do google também usa cookies, mas isso não vem ao caso)


Existe outra coisa a se pensar: existem computadores acessando sites para 'roubar' informações. O google, por exemplo, é uma rede de computadores acessando sites e enviando dados para outros usuários... (ou vc pensou que eram pessoas que colocavam as dicas que o google envia automaticamente nas buscas? ;) ) Entretanto, nosso dados excluem 95% desses acessos de 'bots' :b


Em suma, nosso número total de "visitas" é muito maior que isso e o número total de "acessos" também. Mas esse número, devidamente filtrado, indica que, desde a fundação, um número bem grande de pessoas passou por aqui em busca de conhecimento sobre pizzas e pizzarias...


Será que encontraram o que queriam? Será que voltaram para procurar mais? Isso já é outra história...


Há uns 2 anos, antes do site começar, havia pessoas muito interessadas em impedir que uma pequena ave voasse (este site). Hoje a ave (este site) está dando seus pequenos vôos de 100.000 visitantes únicos em 2 anos.


Fracasso é desistir de coisas "pequenas" por saber que "nunca será o maior de todos".
Sucesso é cuidar das coisas "pequenas" sem exigir nada em troca. (e sem mentir, defraudar, dissimular, enganar...)


parabéns a todos! E que este ano nos reserve coisas cada vez melhores...

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Avatar do usuário
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador
 
Iniciador deste tópico
Mensagens: 4388
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Re: 100.000 visitantes desde a fundação

Mensagempor MrMarcio » Segunda-feira - 22 Abr 2013, 23:23

Parabéns Maurício, este fórum tá de pé pela sua persistência e gosto pela coisa! Sucesso!

Márcio Almeida
Administrador de Empresas
Representação de PEDRAS SABÃO e de Pizzarock!
MrMarcio
VIP
VIP
 
Mensagens: 90
Aqui desde: Quinta-feira - 24 Jan 2013, 18:42

Re: 100.000 visitantes desde a fundação

Mensagempor Mestre Mauricio » Quarta-feira - 11 Dez 2013, 21:08

O que é ficar satisfeito com um determinado objetivo?
Penso que é quando há algum tipo de prova ou indício de que algo que começou com determinada finalidade cumpriu ou excedeu essa mesma finalidade.

Há muito tempo atrás, em 2011, quando esse fórum foi criado por mim, pelo Luciano, pelo Flávio e pelo Geraldo, eu tinha um objetivo: PRODUZIR CONTEÚDO RELEVANTE SEM BATE-PAPOS ATRAPALHANDO, VISANDO AO MÁXIMO DE PESSOAS POSSÍVEL E GRÁTIS.

Com o passar do tempo o Geraldo foi para o ramo de sorvetes. O Luciano se dedicou à sua profissão e o Flávio abriu um outro fórum com uma visão um pouco diferente. Chegaram o MauroJonas, o Oswaldo, o Augusto, o CPrestes e muuuitos outros.


Hoje resolvi consultar o Google Analytics para dar uma 'curiada' nos nossos números justamente porque, conversando com o Branzani, lhe disse que somos o fórum com o menor volume de 'bate-papo paralelo' que eu conheço. Ele concordou... (mas disse que por tanto foco no conteúdo há quem reclame que aqui é 'chato'... kkk)

Nossos números desde 01/01/2013?
108.928 pessoas acessaram esse site
139.046 Visitas totais
108.928 Visitantes únicos
342.448 Visualizações de página
2,46 Páginas por visita
04 minutos de Duração média da visita
77,75% De novas visitas

Claro que são números a serem analisados com carinho, entretanto, pensar que o desejo de ajudar tomou proporções tão grandes é ao mesmo tempo emocionante e desafiador.

Por duas vezes esse fórum esteve sob risco de fechar por falta de fundos, já que o Google Adwords estava cobrindo apenas 2% dos custos com servidor... Mas as doações que recebemos recentemente custearam 10% do nosso déficit! Isso quer dizer que vale mais contar com o carinho das pessoas do que com a publicidade de empresas que prometem muito e cumprem pouco (ou nada). Com o adicional de carga horária e salário que consegui no meu emprego dará para pagar as contas por mais um ano...

Se houver mais corações agradecidos entre as mais de cem mil pessoas que visitaram nosso site teremos dinheiro para pagar as contas e ainda investir no crescimento do layout e da qualidade.
Quem sabe pagar um secretário permanente? Quem sabe financiar comentaristas autônomos?

Ultimamente tenho ouvido sugestões para "fechar" o conteúdo do site e cobrar um valor "simbólico" para fazer parte do grupo de membros registrados... não sei não...

Tenho certeza que com mais recursos financeiros é possível realizar muito mais, mas não me sinto muito à vontade, por enquanto, para rever o objetivo inicial (que já foi atingido há tempos).

Caso partíssemos para esse caminho, acho que o mais justo seria dividir a receita entre os colaboradores ao invés de centralizar os recursos para um único administrador, entretanto, não temos ideias e nem estrutura para consolidar algo assim... Outra possibilidade seria criar uma área VIP nos mesmo moldes...

Por enquanto fica a alegria de que essa mensagem será lida por 10 pessoas hoje, 25 pessoas esse mês e mais de 300 pessoas até o final do ano que vem...

E cada pessoa conta!
Pelo menos para mim... que não escrevo para números e não tiro dúvidas de 'Protocolos de Internet".


muito obrigado a todos que diretamente ou indiretamente colaboraram para chegarmos até aqui!

att
Mauricio Braga

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Avatar do usuário
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador
 
Iniciador deste tópico
Mensagens: 4388
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Re: 100.000 visitantes desde a fundação

Mensagempor Osmar » Sexta-feira - 13 Dez 2013, 15:02

Parabens meu amigo Mauricio, que grande conquista.
Sua dedicacao e perceveranca é admiravel e exemplo para todos que te acompanham.
Seu espirito de pesquisador alhiado ao seu autruismo, nao poderia dar outro resultado.
Comemoremos comendo as melhores pizzas.
Osmar
Osmar
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado
 
Mensagens: 27
Aqui desde: Sexta-feira - 21 Jun 2013, 15:57

Re: 100.000 visitantes desde a fundação

Mensagempor Cam12345 » Sexta-feira - 13 Dez 2013, 15:31

Parabéns Maurício. Sou frequentador assíduo do fórum e sou cadastrado como fornecedor. Além da sua simplicidade vale destacar o zelo e atenção que voce dedica a cada resposta, demonstrando que sua atividade é feita com amor. Dizem os velhos índios (sábios) que tudo aquilo que fazemos ou falamos com amor, não se perde no vento! É para sempre!Parabéns!
Cam12345
-----------
-----------
 
Mensagens: 2
Aqui desde: Segunda-feira - 26 Ago 2013, 16:11

Re: 100.000 visitantes desde a fundação

Mensagempor Mestre Mauricio » Domingo - 02 Fev 2014, 17:08

Nova referência. Dados anteriores à mudança de layout, da fundação até 01/02/2014:

291,751 visitas desde a fundação
225,845 visitantes únicos
726,920 visualizações de páginas
2,49 páginas por visita
3:52 minutos de duração média da visita
77,41% de novas visitas.

Juntos somos mais fortes.

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Avatar do usuário
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador
 
Iniciador deste tópico
Mensagens: 4388
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32
Regras do fórum
Nesta seção estão as regras e dicas de funcionamento do nosso site. Qualquer membro pode opinar, sugerir ou analisar os tópicos para contribuir com o crescimento de nosso site.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 100 visitantes