Você compraria um forno elétrico que atinge até 500ºC feito especialmente para pizzas?

Você pode selecionar até 2 opções

Exibir resultados

Você investiria em um forno elétrico que parece à lenha?

Mensagempor Mestre Mauricio » Quinta-feira - 20 Mar 2014, 23:15

Amigos,

quem acompanhou os últimos 3 anos desse tópico e relacionados: viewtopic.php?f=81&t=905 sabe que estou há tempos trabalhando em cima de uma solução de baixo custo e alta qualidade para cocção de pizzas.

Eu estou muito perto mesmo de fechar duas parcerias importantes para esse projeto de tornar realidade. A faca e o queijo estão quase nas mãos!

Aí, vem a dúvida: você teria interesse em investir cerca de R$2500 em um forno elétrico com lastro de pedra para 1 pizza ou cerca de R$3000 em um forno elétrico para duas pizzas?

Estamos trabalhando em cima desses valores para ter uma referência. Paralelamente, estou conversando com empresas que fazem fornos com aço esmaltado para reduzir o preço ainda mais! Já pensou um forno excelente por menos de R$2000?

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Re: Você investiria em um forno elétrico que parece à lenha?

Mensagempor paulobeto » Sexta-feira - 21 Mar 2014, 12:09

eu sou um candidato para esta avaliação, pois eu preferiria de fato um forno elétrico do que a Gás.
paulobeto
VIP
VIP

Aqui desde: Segunda-feira - 29 Jul 2013, 16:46

Mensagempor clebercorona » Domingo - 30 Mar 2014, 11:08

Tomara que de certo estou ansioso.
clebercorona
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Segunda-feira - 03 Mar 2014, 11:32

Mensagempor Mestre Mauricio » Domingo - 30 Mar 2014, 18:13

Estamos trabalhando em cima, mas diante do número reduzido de pessoas votantes na enquete seria complicado conseguir um investidor...

att

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico

Mensagempor clebercorona » Domingo - 30 Mar 2014, 20:03

O que sera que esta acontecendo que não estão votando? Hoje em dia parece que estão todos desmotivados e sem esperança.
clebercorona
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Segunda-feira - 03 Mar 2014, 11:32

Mensagempor Antônio Costa » Sábado - 05 Abr 2014, 12:27

Maurício, qual o valor do investimento para o projeto?
Antônio Costa
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Sábado - 25 Jan 2014, 12:35

Mensagempor Mestre Mauricio » Sábado - 05 Abr 2014, 12:59

Antônio Costa,

com os número de que disponho hoje, com algo entre R$2000 e R$2500 dá para fazer o forno para 1 única pizza. Por 30% mais dá para fazer para 2 pizzas.

Seria algo experimental, claro, passível de ajustes. Mas está muito claro que o caminho é esse, justamente por causa dos muitos fornos que já assessorei até hoje pelo site!

att
obrigado

Obs.: em escala esse preço deve cair um bocado.

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico

Mensagempor Antônio Costa » Sábado - 05 Abr 2014, 13:29

Mauricio,
Me refiro ao investimento total para desenvolver o produto e colocar em produção.
Antônio Costa
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Mensagempor Mestre Mauricio » Sábado - 05 Abr 2014, 13:52

Antônio Costa,

eu não saberia te dizer com precisão, mas apenas dar umas estimativas.

Nessa fase de desenvolvimento eu já investi cerca de R$2000 em partes e peças de testes que fracassaram ou não. Para finalizar o desenvolvimento e produzir o primeiro protótipo é necessário ainda mais R$1500, já que tenho à mão algumas coisas.

Depois de finalizar essa parte, chega a hora de definir que caminho seguir.

Em contato com uma empresa de corte e dobra de materiais para produtividade, chegamos a um valor mínimo de R$10.000 para produzir chapas dobradas e rebitáveis ou parafusáveis, derrubando o custo do forno.

Muita coisa ainda está incipiente pela falta de um protótipo funcional.

Na minha cabeça, o passo seguinte ao protótipo funcional é contratar alguém fera em autocad 3D para desenhar o forno inteiro já alinhado com as regras de produção industrial.

Depois desse passo, com o devido investimento, é possível chegar a um produto economicamente viável para o fabricante e para os clientes.

vamos sonhando...

att
abc

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico

Mensagempor Antônio Costa » Sábado - 05 Abr 2014, 14:14

Mauricio,
Conforme já mencionei anteriormente em outro tópico, eu tenho acesso a investidores, porém, se faz necessário gerar um material com informações do projeto, do tipo:
- Breefing da oportunidade ( produto x concorrência, produto x mercado comprador, pontos fortes e pontos fracos da operação)
- Valor total do investimento para desenvolvimento do protótipo
- Valor estimado para a produção em escala ( definir uma quantidade inicial e fazer o calculo baseado nela e incluindo custos acessórios tais como embalagens, identidade visual, vendas, etc)
- Tamanho do mercado e posicionamento do produto nesse mercado
- Potencial de volume de venda do produto
- Custo final aproximado do produto e potencial preço de venda no varejo e no atacado

Com esse descritivo bem consistente, fica relativamente facil conseguir um investidor para o negócio.

A experiência me diz que jamais um investidor vai entrar em um negócio de risco sem que tenha visibilidade dessas informações básicas.

Você acredita que conseguiria montar esse material com a sua experiência?
Quanto a valores, considera-se uma margem de erro de até 20% para cima, porém, é prudente elencar valores de custos sempre com parâmetro no pior caso.

Fico no seu aguardo.

Acredito que o potencial desse negócio é enorme, mas precisa ser estruturado para escala de produção comercial desde o início.

Abraço
Antônio Costa
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Mensagempor Mestre Mauricio » Sábado - 05 Abr 2014, 14:22

Antônio Costa,

se vc me mandar um modelo do tipo de material que vc já possua, com outro produto, acredito que consigo disponibilizar essas informações todas e reformatá-las em cima do modelo.

Entretanto, "do zero", eu acredito que teria muitas dificuldades na redação.

Eu trabalhei um bom tempo assessorando TCC, Mestrado e Doutorado de diversas áreas do conhecimento, ou seja, vários desses seus pedidos poderia disponibilizar com agilidade e inserir em um modelo.

Hoje, estou muito focado em 'fazer' o protótipo  e testar, porque a coisa já está 'com meio caminho andado'...

Entrei em contato com algumas empresas e fornecedores e vou tirar mais dinheiro do bolso assim que o dinheiro entrar. rs... porque, fazer dívidas para sonhos é a maior roubada. kkk

Eu tenho essa visão de 'escala' para esse projeto. Um investidor pensa assim: "Eu coloca X nesse projeto pelo número Y de meses e espero um retorno em 24 meses a uma determinada taxa"

Um fabricante 'pequeno' pensa assim: "preciso vender o mais caro possível para ter lucro suficiente para pagar as contas"

O cliente pensa: "Quero comprar no menor preço justo para meu negócio dar certo".

Hoje, dentre as muitas empresas que eu já tive contato, há 'prazos de produção' de até 60 dias com 15 dias adicionais para entrega...

Eu acho que isso precisa mudar. E vai mudar!

att
abc

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico

Mensagempor Antônio Costa » Sábado - 05 Abr 2014, 14:40

Mauricio,

Vou enviar um formato por e-mail.

Esse mercado está pronto para ser tomado, mas isso só acontecerá se tivermos produto de qualidade, estrutura, boa pré e pós vendas e preço agressivo.

Pelo que pesquiso, os fornecedores atuais estão na área de conforto, parecendo quase um cartel.

Veja, eu trabalho com distribuição e importação de equipamentos a 20 anos, e quando vejo um forno esteira com boca de 45cm e todos os controles eletronicos e digitais custar cerca de U$D 1,500.00 na ásia e vejo os similares aqui no Brasil sendo vendidos na faixa de 20 mil reais, fico me coçando para entrar nesse mercado, mas não tenho a expertise do negócio. Um projeto como esse, certamente viabilizaria tudo, pois independentemente de qualquer fornecedor aqui, tem-se a possibilidade de importar peças e partes de qualquer parte do mundo, e nós todos sabemos que com a estrutura certa, consegue-se preços muito baixos na ásia em especial. Me refiro a tudo, motores, chapas e carcaças já dobradas, termostatos, etc...

Vamos ver se alinhamos esses pontos para ir atrás de um investidor que viabilize a coisa de forma estruturada, pois o conhecimento sem dinheiro, não consegue resultados efetivos, e muito menos em escala.

Abraço e obrigado pelo retorno.
Antônio Costa
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Mensagempor Wilson Casalott » Sábado - 05 Abr 2014, 23:07

Olá pessoal! Estou observando vosso dialogo, parabéns pela iniciativa,  gostaria de comentar que no Brasil temos alguns custos que nos países asiáticos não se verificam, exemplo Uma empresa industrial, Paga diversos impostos e taxas, entre elas:  Pis, Cofins, IPI, ICMS, IRPJ, as folhas de pagamento dos funcionários são oneradas por outros tantos impostos, outro ponto e a escala de produção, quanto maior o volume vendido, se consegue custos melhores de manufatura. Muitas empresas diminuem o investimento de desenvolvendo importando equipamentos  e fazendo engenharia reversa, desejo sucesso no vosso empreendimento, Abs, Wilson
Wilson Casalott
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Domingo - 23 Fev 2014, 14:51

Mensagempor Mestre Mauricio » Domingo - 06 Abr 2014, 00:51

Wilson Casalott,

vc tem razão em partes, justamente porque vemos um fogão Brastemp de excelente acabamento custando X e um fogão industrial da venâncio, de acabamento inferior, custando mais caro.

Um dos motivos para isso está no investimento e no planejamento como um todo. Uma empresa realmente grande e que possua parceiros e equipamentos de produção conseguirá reduzir muito seus custos...

Como exemplo para o forno esteira podemos colocar os carros de passeio em geral. Mesmo com tantos impostas onerando a indústria, um forno custar o preço de um carro sendo tão mais simples é algo que nos deixa com a pulga atrás da orelha...

Então alguém diz: "a indústria nacional vende caro... e os importados?" Então vemos que um carro que custe 10mil dólares chega aqui por, digamos 40mil reais em nome de todos os custos... blz. há longas discussões sobre isso.

Ainda ficaria complicado entender o forno de 1,5mil dólares custar 19,9mil reais!

Onde está o problema?
Em primeiro lugar na escala. Importação baixa e distribuição baixa não diluem os custos fixos.
Em segundo lugar, infelizmente, na 'história'. O camarada importava 2 fornos ao mês. Agora importa 20. Ele pensa: 'por que eu baixaria o preço se estou vendendo muito mais e ao mesmo preço!?"

Voltando ao exemplo do carro, a Chery pretendia vender o QQ a 20mil reais. O governo limitou a entrada de QQ a um determinado número. Contrataram uma pesquisa do tipo "quanto vc pagaria nesse carro?". A média deu 29mil. Então eles resolveram vender a 24.990 reais para garantir mais lucro dentro do número limitado de importados...

nem preciso dizer o quanto isso é complexo.

A ideia do Antonio Costa é muito animadora. Vamos torcer para dar certo!

att
obrigado

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico

Mensagempor Wilson Casalott » Domingo - 06 Abr 2014, 12:50

Mestre Mauricio, na industria que utilizam plásticos termo retrátil, se usam tuneis com esteiras que poderiam ser adaptadas com resistências revestidas com cerâmica e  poderiam ser adaptadas para assar pizza, é claro que precisaria do seu conhecimento para isso, um equipamento com seladora custa por volta de R$15000, mas somente um túnel de encolhimento creio que por volta de R$12000, somente a parte do corpo com esteira motorizada deve custar bem mais barato, seria o caso de vc conversar com a engenharia deles e expor sua ideia geral, ou também eles poderiam fabricariam seu forno, e vc teria parte das vendas, bem,  estou apenas pensando em outras possibilidades, é apenas uma sugestão para um outro caminho, segue o link de um dos fabricantes mas em SP há vários outros, Abs Wilson
http://www.lemaqui.com.br/seladoras/tun ... em-l_1656/
Wilson Casalott
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Domingo - 23 Fev 2014, 14:51

Mensagempor Antônio Costa » Domingo - 06 Abr 2014, 14:11

Caro Wilson Casalott, realmente é uma alternativa, porém, nesse formato perderíamos o controle da operação, pois a estrutura comercial e de precificação seria do fabricante. Acredito que o foco principal do projeto seja gerar um produto de qualidade a um preço agressivo e justo para os profissionais do segmento. Claro que visando algum lucro, porém, de forma não exacerbada, além do que, com estrutura própria, tem-se o controle sobre a oferta e a produção. O foco é trazer esse mercado para a realidade através da escala.
Quanto as questões de impostos, você também tem razão, porém, existem mecanismos e benefícios que protegem a industria nacional reduzindo impostos na cadeia produtiva. Independentemente disso, a importação continua sendo uma boa oportunidade, pois também pode contar com incentivos do tipo uma operação em CKD ou SKD, as quais replicam os benefícios também para os produtos importados, desde que estes façam parte de um projeto que atenda a legislação e as regras.
Maurício, por favor, me corrija se estou equivocado.
Antônio Costa
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Mensagempor EduardoMatos » Quinta-feira - 10 Abr 2014, 21:52

Desculpem a  indelicadeza de opinar no refeido assunto .
Mas acredito que um forno para trabalhar a 500º e elétrico
irá alterar demais os custos fixos.
Pois até pintura que trabalha com a porta fechada do forno fica inviável se
o forno for elétrico.
Acredito que mesmo não sendo tão desejado, o forno  se
fosse a gás torna-se-ia viavél economicamente.
Quanto ao custo total do equipamento, para reduzir  poderia ser
vendido em kits e a carcaça feita de material alternativo
que reduziria o custo vertiginosamente.

Novamente peço desculpas se me torno inconveniente.
Eduardo Matos
EduardoMatos
-----------
-----------

Aqui desde: Terça-feira - 01 Abr 2014, 21:26

Mensagempor rapnull » Quinta-feira - 29 Mai 2014, 19:47

O EduardoMatos tem razão quanto ao forno a gás, alé de uma estrutura mais econômica. Não sei como é nos outros estados, mas no RS gás é muito mais barato do que eletricidade e se falta luz ele não para de funcionar.

Outra coisa, é que você poderia dar uma olhada em fornos de outros países, ano passado eu trabalhei em uma pizzaria em Portugal chamada Nosolo Itália com um forno duplo elétrico, o qual chegava a mesma temperatura mecionada e permitia cerca de 6 pizzas médias com folga. Internamente forrado com um tipo de material que auxiliava a manter o calor dando o aspecto de assado em forno a lenha às pizzas.
rapnull
Colaborador+
Colaborador+

Aqui desde: Quarta-feira - 05 Fev 2014, 17:53

Mensagempor bruno zanott » Sábado - 26 Jul 2014, 19:06

Alguém já procurou saber a margem de contribuição da energia elétrica no custo mensal de uma pizzaria ??
Na minha opinião , igualmente como no ramo de sorvetes a energia elétrica representa uma percentual considerável no custo operacional de uma pizzaria . Enquanto que um eco-forno consome 13~20kg de gás no mês, o elétrico com certeza irá representar um custo bem maior. A de se observar que a bem pouco tempo atrás por ocasião do plano real, a maior parte das sorveterias em SP fechou, pois o custo da energia elétrica subiu muito e consumo caiu ! Não sei não , acho que antes de mais nada deve-se saber o consumo em KW/h e a partir dai se calcular o custo mensal da operação desse forno, e de posse dessa informação podermos opinar se seria interessante ou não o equipamento !!
bruno zanott
Colaborador
Colaborador

Aqui desde: Segunda-feira - 21 Abr 2014, 20:05

Mensagempor bruno zanott » Sábado - 26 Jul 2014, 19:12

O senai em parceria com o sebrae disponibiliza cerca de 80 horas (grátis) de consultoria para micro e pequenas empresas e pode inclusive realizar esse projeto. Com certeza você teria um produto extremamente confiável nas mãos, haja visto o elevado nível técnico dos professores do senai.  Maurício !!
bruno zanott
Colaborador
Colaborador

Mensagempor Jailson » Sábado - 26 Jul 2014, 19:43

Bruno ,
em relação ao consumo do forno a gás ou elétrico vai variar muito das condições de cada um , hoje os fornos elétrico estão mais econômicos que antes mesmo com o KW/H caro ...

O ecoforno é econômico devido sua área de cocção , mas se pegarmos um forno elétrico do mesmo tamanho veremos que o consumo é parelho ! não devemos comparar o consumo de um forno de lastro elétrico com dimensões 90x60 podendo assar 2 redondas de 40cm ou 3 redondas de 30cm com ECOFORNO assando apenas 1 pizza vez .....  

Eu fui o primeiro aqui no fórum a comprar o Ecoforno , não vou dar minhas opiniões em ralação ao forno pois o mesmo fiquei por pouco tempo e não pude testa-lo devidamente ....  
Mas prefiro um forno de lastro com pedra para 2 pizzas independente do consumo ...  
dps disso só um de esteira , mas com uma demanda muito acima ...
Jailson
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Quarta-feira - 11 Set 2013, 22:13

Mensagempor bruno zanott » Sábado - 26 Jul 2014, 19:53

Jailson !! Fiquei curioso, !! porque você ficou pouco tempo com o ECOFORNO ???
bruno zanott
Colaborador
Colaborador

Mensagempor Mestre Mauricio » Sábado - 26 Jul 2014, 20:00

Bruno,

acho importante ter em mente também o tipo e o estilo de pizza que se deseja, além da produtividade. Se compararmos o Ecopizza com o Ekoforno, por exemplo, veremos que fazem estilos muito diferentes entre si. A diferença não é simplesmente um deles usar gás e o outro eletricidade. (ainda que eu ache que os clientes raramente são rigorosos no paladar)

E se pensarmos em fornos dos mais variados tipos, vemos que são muitas as variáveis envolvidas... Suas considerações são relevantes e devem ser postas à mesa, claro. Entretanto, como disse o Jailson, a evolução do isolamento e da arquitetura dos fornos elétricos lhes permite um consumo muito competitivo sim.

Apenas como exemplo, vamos pensar que vc queira um forno com lastro de pedra e aquecimento tanto por cima quanto por baixo da pizza. Há uma infinidade de opções.

Mas vamos pensar que a gente tente fazer um forno a gás para esse estilo (uma pizza por vez). Uma das opções mais plausíveis, para não fazer um forno todo de alvenaria que realmente vai consumir bastante, é usar queimadores infravermelhos.

Cada infra consome na faixa de 190g de GLP por hora. Vamos supor que sejam 3. Dois ligados por cima e 1 ligado por baixo. São 570g de GLP por hora em pico de consumo e 230g de GLP em consumo médio de trabalho. Isso quer dizer que em 8h por dia são 570g x 1 + 230g x 7 = 2,18kg de GLP

Em um mês são 4 ou 5 botijões. Aqui em SP isso dá entre 160 e 260 reais ao mês, porque o preço varia conforme a marca do gás...

Hoje há, tranquilamente, fornos elétricos com esse consumo em reais. A diferença é que, no gráfico de consumo, uma queda na demanda no forno elétrico reduz o consumo e um aumento intenso aumenta o consumo. No caso do forno a gás, uma queda na demanda não pode reduzir muito o consumo médio ou o forno esfria, afinal, o isolamento de fornos a gás precisa contar com a saída dos gases! (se tornando menos eficiente)

O que eu quero dizer, com isso, é que se o perfil da pessoa é 'pizza de forno compacto a gás', nenhum forno de outro tipo, na minha opinião, vai conseguir concorrer diretamente para demandas reduzidas (até 20 pizzas por hora). Mas se o perfil é 'pizza na pedra refratária', fatalmente a pessoa não vai se adaptar ou os clientes podem rejeitar.

Eu acho que a maioria dos clientes é incapaz de diferenciar em que tipo de forno foi feita a pizza em um teste cego. Mesmo assim, o estilo do produto também passa, na minha opinião, pelas pessoas e equipamentos usados...

att

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico

Mensagempor Jailson » Sábado - 26 Jul 2014, 20:19

Bruno como havia dito antes, minha experiência com o ecoforno não pode levar em consideração devido o pouco tempo de utilidade  ... mas achei trabalhoso pelo seguinte fato: vou no inicio trabalhar sozinho na cozinha , não me adaptei ao forno !
Jailson
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Quarta-feira - 11 Set 2013, 22:13

Mensagempor Josane » Sábado - 07 Fev 2015, 22:17

Se  tiver a mesma qualidade que o á lenha tudo bem,pois o que não pode e o forno aquecer somente de um lado ai .
Josane
-----------
-----------

Aqui desde: Sábado - 07 Fev 2015, 21:58

Mensagempor bpfroes » Quinta-feira - 05 Mar 2015, 15:37

Investiria se ele tivesse a mesma capacidade de producao de um forno a lenha.
bpfroes
Colaborador
Colaborador

Aqui desde: Quinta-feira - 05 Mar 2015, 15:33

Mensagempor Gilson Vilela » Sexta-feira - 08 Mai 2015, 08:03

Ola Pessoal,

Com o aumento de energia em todo o Brasil, vale a pena ter um forno elétrico ? Por mais qualidade que o forno tenha!?
Gilson Vilela
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Quarta-feira - 06 Mai 2015, 08:42

Mensagempor marcpedra » Terça-feira - 12 Mai 2015, 00:18

Eu prefiro o forno a lenha, apesar do elétrico poder fornecer o mesmo desempenho, os clientes preferem as pizzas que são assadas em forno a lenha, em muitos casos essa é a primeira pergunta que o novo cliente nos faz: "Vocês assam em forno a lenha?" . O forno a lenha fornece, entre outros aspectos um sabor levemente defumado que o elétrico ou a gás deixam a desejar.
marcpedra
Dono de Pizzaria
Dono de Pizzaria

Aqui desde: Sábado - 02 Mai 2015, 17:30

Mensagempor Cetima » Segunda-feira - 25 Jan 2016, 16:19

Olá Mauricio, este forno é de sua autoria? Você esta desenvolvendo?

Você usará pedra refratária em sua base?
Cetima
-----------
-----------

Aqui desde: Segunda-feira - 25 Jan 2016, 11:44
Regras do fórum
O Fórum de Pizzarias não pode ser responsabilizado pelos negócios efetuados nesta seção. Qualquer trato, contrato e ou distrato deve ser resolvido entre as partes envolvidas na negociação. Seja honesto e aja com prudência.