Qual e a melhor farinha e fermento vendida no Brasil ( RJ)

Mensagempor Andre Magalhaes » Segunda-feira - 03 Mar 2014, 19:29

Bom dia.
   Sou novo no fórum , e  estou adorando muito, bem montado. estão de parabéns .
   Bom vamos direto ao assunto, gostaria de saber qual seria a melhor farinha e fermentos e principalmente a mussarela utilizada
   no Brasil ?
   Sou do Rio de Janeiro, estou estudando muito sobre o assunto pois pretendo abrir uma pizzaria de qualidade.
   Por estes motivos peço ajuda de vcs , para que mande tudo relacionado a produtos de alta qualidade .

Grato Andre Magalhães
Andre Magalhaes
Visitante
Visitante

Re: Qual e a melhor farinha e fermento vendida no Brasil ( RJ)

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 03 Mar 2014, 23:33

André Magalhaes,

infelizmente não é nada simples falar o que é "melhor" sem saber 'para quê' se pretende usar, como se pretende trabalhar etc...

Por exemplo, uma farinha de trigo italiana, 00, do molino caputo, fica muito ruim assada em fornos com temperatura abaixo de 300ºC, fica ruim se for feita com água acima de 30ºC, fica ruim mal fermentada... e é considerada a 'melhor' farinha para fazer pizzas DOC junto com a 5 stagioni (mais vendida).

O fermento, no Brasil, é praticamente 'tudo igual' quando falamos de fermento biológico seco instantâneo, mas há quem prefira determinada marca por algum motivo, por exemplo, há quem prefira os envelopinhos de 10g ao invés de pagar mais barato em embalagens de 500g.

Fermento fresco depende muito mais dos cuidados no armazenamento. Uma mesma marca pode estar ótima ou péssima se o fornecedor deixou o fermento 'esquentar'...

Falando de mussarela então... Se você for do tipo que deixa a pizza mais de 2 minutos no forno vai ter que 'descartar' diversas mussarelas muito elogiadas, mas que não gostam de muito tempo de forno. Se for do tipo de rala a mussarela e espalha em camada fina, vai achar várias marcas mais salgadas ou mais oleosas.
Se vc prefere fatias grossas e pouco tempo de forno, vai achar determinada marca insossa...

Com tudo isso quero dizer que esse seu sentimento é comum, de buscar 'produtos de qualidade' para conseguir um 'produto final diferenciado', entretanto, devo alertá-lo que 'como fazer' é tão importante quanto 'o que fazer'...

Eu e meu amigo Osmar fizemos juntos um teste:
caso 1: massa fresca e montada por 3 minutos no forno esteira.
caso 2: massa fresca e molho pré-assados por 1 minuto, em seguida, pizza montada por mais 1 minuto.

O resultado?
TUDO PARECIA COMPLETAMENTE DIFERENTE, sendo que o caso2 era muito melhor que o anterior.

Nossa vida seria mais fácil se fosse possível dizer, simplesmente, 'compre X, Y, Z, misture tudo e terá a melhor pizza do universo'. É isso que os mais desonestos farão para te iludir e 'tomar' seu rico dinheirinho.

Aqui nós não fazemos assim.

Recomendamos analisar, provar, estudar muito, testar muito e tirar conclusões maduras com a nossa ajuda...

att
obrigado

Me encontre no Facebook
Imagem

Conheça meu curso presencial!

ass.: Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor Gian » Sábado - 31 Mai 2014, 22:45

Muito bem embasada sua resposta. Agradeço por compartilhar um pouco de seu conhecimento. abs.
Gian
Colaborador
Colaborador

Aqui desde: Quarta-feira - 15 Jan 2014, 15:49

Mensagempor Mestre Mauricio » Domingo - 01 Jun 2014, 00:55

Disponha Gian.
Estamos trabalhando para melhorar cada dia um pouquinho mais.

att
obrigado

Me encontre no Facebook
Imagem

Conheça meu curso presencial!

ass.: Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor charlesramos » Segunda-feira - 02 Jun 2014, 01:43

Eu gostei muito da bung pro
charlesramos
Dono de Pizzaria
Dono de Pizzaria

Aqui desde: Quinta-feira - 24 Abr 2014, 02:28
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço