Qual e a melhor farinha e fermento vendida no Brasil ( RJ)

Mensagempor Andre Magalhaes » Segunda-feira - 03 Mar 2014, 19:29

Bom dia.
   Sou novo no fórum , e  estou adorando muito, bem montado. estão de parabéns .
   Bom vamos direto ao assunto, gostaria de saber qual seria a melhor farinha e fermentos e principalmente a mussarela utilizada
   no Brasil ?
   Sou do Rio de Janeiro, estou estudando muito sobre o assunto pois pretendo abrir uma pizzaria de qualidade.
   Por estes motivos peço ajuda de vcs , para que mande tudo relacionado a produtos de alta qualidade .

Grato Andre Magalhães
Andre Magalhaes
Visitante
Visitante

Re: Qual e a melhor farinha e fermento vendida no Brasil ( RJ)

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 03 Mar 2014, 23:33

André Magalhaes,

infelizmente não é nada simples falar o que é "melhor" sem saber 'para quê' se pretende usar, como se pretende trabalhar etc...

Por exemplo, uma farinha de trigo italiana, 00, do molino caputo, fica muito ruim assada em fornos com temperatura abaixo de 300ºC, fica ruim se for feita com água acima de 30ºC, fica ruim mal fermentada... e é considerada a 'melhor' farinha para fazer pizzas DOC junto com a 5 stagioni (mais vendida).

O fermento, no Brasil, é praticamente 'tudo igual' quando falamos de fermento biológico seco instantâneo, mas há quem prefira determinada marca por algum motivo, por exemplo, há quem prefira os envelopinhos de 10g ao invés de pagar mais barato em embalagens de 500g.

Fermento fresco depende muito mais dos cuidados no armazenamento. Uma mesma marca pode estar ótima ou péssima se o fornecedor deixou o fermento 'esquentar'...

Falando de mussarela então... Se você for do tipo que deixa a pizza mais de 2 minutos no forno vai ter que 'descartar' diversas mussarelas muito elogiadas, mas que não gostam de muito tempo de forno. Se for do tipo de rala a mussarela e espalha em camada fina, vai achar várias marcas mais salgadas ou mais oleosas.