Dicas para iniciantes do ramo de pizzaria

Mensagempor Marcus Valente » Terça-feira - 08 Abr 2014, 12:49

Mestre moro em Recife e tenho um pequeno restaurante, tenho muita vontade de entrar no segmento de pizza, mas não conheço o seguimento além de ser um apreciador, tem alguma dica para quem está começando um negócio, os equipamentos, o forno, receitas.

Grato

Marcus Valente
Marcus Valente
-----------
-----------

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Terça-feira - 08 Abr 2014, 12:36

Re: Dicas para iniciantes do ramo de pizzaria

Mensagempor Mestre Mauricio » Terça-feira - 08 Abr 2014, 15:12

Marcus Valente,

minha primeira dica é pesquisar muito, estudar muito e buscar gostar do que faz. Convoco nossos amigos para que ajudem com dicas úteis para você e outros iniciantes no ramo!

att

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor Loren Matos » Quinta-feira - 10 Abr 2014, 08:38

Bom dia!

Tambem estou iniciando. Fiz várias pesquisas e estou buscando um curso aqui em Salvador. Esse fórum tem me ajudado muito, mas alguns posts princupalmente para iniciante não consigo ver. Estou começando do zero. Conto com a ajuda de vocês! Rs
Loren Matos
-----------
-----------

Aqui desde: Terça-feira - 01 Abr 2014, 17:47

Mensagempor Mestre Mauricio » Quinta-feira - 10 Abr 2014, 12:08

Loren Matos,

conforme você for participando vai ser aceita como membro e terá acesso ampliado. Caso não queira por esse caminho, pode doar uma pizza para ajudar nas despesas do site, pelo painel de configurações.

Assim você se tornaria VIP e teria privilégios de acesso ampliados imediatamente.

Infelizmente eu não conheço nenhum curso de pizzaiolo na região de Salvador, apenas em São Paulo e região.

att
obrigado

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor Sandra Poser » Segunda-feira - 14 Abr 2014, 00:37

Boa Noite,
Tenho um restaurante por kilo em Moema, comprei la em julho 2013 e esta fechando em vermelho, desde o momento em que acabou o mes de comprovaçao de lucro..

suspeito...

mas para poder arcar com os custos utilizando a infraestutura do local, pensei em abrir a noite de quinta a domingo para entrega de pizza.

Estou planejando fazer discos de pizza durante o dia, que tenho os funcionarios parcialmente sem tarefas, para a noite so fornear as pizzas preassadas.

Estou me iniciando.. nao tenho a menor noçao (salvo algumas pizzas caseiras que eu faço e que pessaol gosta...rsrsrs) Pergunta...

Isso é viavel? Tem algum curso de pizzaiolo em Sao Paulo zona sul que seja com pouca carga horaria, so para aprender o basico?

Espero que possam me ajudar nesta aventura.... tenho medo de me queimar se começar sem ter uma receita que agrade...

outra desvantagem é que eu não sou brasileira o que tambem faz com que o paladar seja diferente ao local.

Agradeço muito qualquer dica!
Sandra Poser
-----------
-----------

Aqui desde: Quarta-feira - 09 Abr 2014, 23:03

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 14 Abr 2014, 00:51

Sandra Poser,

vc está perto do Cheff Branzani de http://www.gigantesdapizza.com.br e que oferece um curso intensivo e muito esclarecedor que eu fiz e recomendo.

Como você disse que possui restaurante, poderia dizer se seria uma opção fazer pizzas para o salão também (além do delivery)?

Quanto ao dia-a-dia do restaurante, não sei qual a sua forma de trabalho, mas posso garantir que PESAR todos os ingredientes, inclusive os temperos, facilita muito a vida e gera um padrão de qualidade gigante!

Só para dar um exemplo: eu costumo cozinhar 2 vezes ao mês na minha igreja para dar uma força e sempre peso tudo. No meu primeiro dia reclamaram de excesso de sal no feijão e de excesso de água...

Na vez seguinte eu reduzi em 20% o peso de sal que eu estava usando e passei a adicionar a água em etapas separadas, conforme o tipo de feijão, para entender o motivo da variação. O resultado?

Algumas dezenas de pessoas jurando que eu fiz o feijão igual ao da minha mãe (que é sucesso imbatível e é o maior elogio que um filho consegue alcançar! rs).

O segredo? Exceto pelo sal, fiquei 'pajeando' minha mãe e tentando pesar e calcular a quantidade de ingredientes que ela usava... rs... Além de perceber que determinada marca de feijão 'puxa' mais água que outra.

Com isso eu quero dizer que eu acho que o seu 'toque' de estrangeira pode agradar ou desagradar, claro, mas a padronização vai fidelizar clientes e facilitar 'correções' nos processos.

estamos à disposição!

att
obrigado

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor Jose Henrique » Segunda-feira - 14 Abr 2014, 19:52

Muito bem colocado Mestre Mauricio, sou José Henrique e tambem estou pensando em entrar nesse ramo.

Tenho um salão de festas infantil, mas não estou muito satisfeito com o mercado, quero abrir as quartas para fazer um teste e servir pedaços. Num primeiro momento com massa pré assada.
Tem alguma sugestão sobre curso online?
Existe? Estou procurando o máximo de informações sobre o operacional de cozinha, otimização de ingredientes, etc...
Estou gostando muito de participar aqui, é realmente um ótimo conteúdo!!!
Att.
Jose Henrique
Colaborador
Colaborador

Aqui desde: Quinta-feira - 03 Abr 2014, 23:22

Mensagempor Sandra Poser » Segunda-feira - 14 Abr 2014, 22:00

Caro Mestre Mauricio,
agradeço desde ja as dicas e realmente acho que voce esta certo com a pesagem dos ingredientes...
vou a instruir a cozinheira a fazer... mesmo porque algumas vezes as mesmas comidas mudam um pouco.... nao é bom.  

A gente esta fazendo treinamentos num restaurante, onde o chef tambem obriga a todo mundo a experimentar as comidas antes de colocar no banho maria.... Esse detalhe parece obvio, mas no restaurante as meninas nao faziam...

e ja tinha pegado uma vez arroz sem sal e outra vez purê com grumos... ESPANTA CLIENTES!

Graças a Deus isso ja nao sao erros que se cometem. Mas na cozinha, sempre pode ter surpressas.

Obrigada tambem pela indicação do curso, vou entrar en contato.
Queria colaborar com uma pizza, ja que o site é muito bom, e ágil... o meu texto foi aprovado rapidíssimo...
por favor me explique como se faz a doaçao.
Muito obrigada mesmo!
Sandra Poser
-----------
-----------

Aqui desde: Quarta-feira - 09 Abr 2014, 23:03

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 14 Abr 2014, 22:17

Sandra Poser,

para doar uma pizza basta acessar o painel de configurações e utilizar o pagseguro ou o paypal. Ficaremos muito gratos e isso nos ajudará a prosseguir com nosso trabalho!

Caso efetue sua doação, se tornará VIP e terá seus privilégios de acesso expandidos!

att
muito obrigado

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor silvandre » Segunda-feira - 16 Abr 2018, 09:30

Mestre bom dia!!
Eu e a família abrimos uma pizzaria Delivery que também atende na loja!!! Fizemos um mês de funcionamento! Estamos vendendo cerca de 150 pizzas semanais!!! O Sr. acha que para inicio a venda está boa??? Ainda vamos expandir nossa área de atuação!!!! por enquanto estou esperando para pegar mais experiência com os MotoBoys, atendimento, e até ter mais familiaridade com a finalização das pizzas para sua entrega!!!!
silvandre
-----------
-----------

Aqui desde: Quinta-feira - 12 Abr 2018, 10:12

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 16 Abr 2018, 09:47

Muito bem. Toda grande jornada precisa de seus primeiros passos!

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço