Qual o correto? Muçarela ou mussarela?

Mensagempor Marcus Pires » Sábado - 15 Fev 2014, 09:26

Meus Amigos do fórum o novo nome da gramática portuguesa é MUÇARELA.
Marcus Pires
-----------
-----------

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 17 Nov 2012, 12:44

Re: Mussarela - a quantidade ideal

Mensagempor Mestre Mauricio » Sábado - 15 Fev 2014, 09:57

Marcus Pires,

muito obrigado pela participação. Se me permite, gostaria de falar como Professor de Português e Linguista agora.

A regra para usar "ç" no lugar de "zz" nas palavras importadas do italiano, e que faz as gramáticas dizerem que a palavra 'correta' é "muçarela", deveria ser aplicada em todas as palavras do gênero.

Obviamente eu não sou a favor disso. Por quê?

fogazza se transformaria em fogaça
pizza se transformaria em piça
mozzarela  se transformaria em muzzarela e, então,  se transformaria em muçarela.

Eu acredito, como estudioso do tema, que algumas palavras superam as regras e, ao transpor fronteiras, calam os gramáticos. Eu acredito que as palavras mencionadas anteriormente não devem receber esse 'ç'.

Da mesma forma eu prefiro "esfiha" a escrever "esfirra", contrariando a gramática normativa.

Não dou dono da verdade, nem dono da razão. Apenas discordo de algumas 'regras' que os teóricos do assunto impõem tentando 'normatizar e normalizar' o uso das palavras.

Eu gosto de muzzarela, mozzarela, mussarela.
Eu não gosto de mossarela, moçarela nem muçarela.

E essa discussão tem algumas décadas, com chances de perdurar por muito mais tempo...

trata-se da opinião de um 'linguista' de formação, algo que, geralmente, contraria o ponto de vista dos 'gramáticos prescricionistas'.

Como mestre pizzaiolo, tanto faz o nome. Sendo o delicioso queijo mais conhecido do mundo, tá ótimo!

rs

grande abraço e, por favor, não me leve a mal

att
obrigado

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor marceloctribeiro » Sábado - 15 Fev 2014, 11:07

Prezado Mauricio,

Numa prova vestibular qual a grafia a ser considerada como correta? Muçarela ou Mussarela?
marceloctribeiro
Colaborador+
Colaborador+

Aqui desde: Quarta-feira - 09 Jan 2013, 12:01

Mensagempor Mestre Mauricio » Sábado - 15 Fev 2014, 11:26

Marceloctribeiro,

eu lembro que um vestibular colocou uma questão assim e foi anulada, justamente porque há dicionaristas que preferem 'muçarela', outros que preferem 'mussarela' e outros, como Houaiss, que usam os dois.

Como um 'vestiba' tem uma bibliografia PRESCRITIVISTA, é mais provável que eles preferissem com "ç".

Eu fui professor de cursinho um tempo, no passado, e a gente sempre notava que os vestibulares gostam de pegadinha, mas não gostam de polêmica por causa da enxurrada de recursos que recebem...

Se for colocar na minha pizza, coloca com "ss". Se for no vestibular, olha a ordem de preferência deles:

1) muçarela (duas mudanças vindas do italiano. 'o' vira 'u' e 'zz' vira 'ç')
2) mussarela (uma mudança vinda do italiano. 'o' vira 'u'. 'ss' é a aproximação fônica do 'ts')

mossarela, moçarela, mussaréla, moçaréla, muçaréla, mutsarela, motsarela SERIAM CONSIDERADAS ERRADAS.

kkkk

só porque, ontem, eu estava falando que não estava 'usando' a faculdade de letras.

grande abraço

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso