Quanto tempo um delivery consome

Mensagempor rapnull » Segunda-feira - 23 Jun 2014, 22:11

Olá,

Gostaria da ajuda das pessoas que possuem pizzarias deliverys, pois preciso saber quanto tempo uma pizzaria delivery exige do proprietário funcionando de Terça até Domingo.

Eu trabalho das 08h até 17h e estou pretendendo manter meu emprego ao mesmo tempo que tenho a pizzaria, motivo pelo qual estou procurando um sócio, mas preciso saber a partir de que horas que uma delivery começa seus serviços, levando em consideração que funcionaria somente a noite.

Agradeço muito aos que dividirem suas experiências para me ajudar, obrigado.

Rodrigo
rapnull
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Quarta-feira - 05 Fev 2014, 17:53

Re: Quanto tempo um delivery consome

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 23 Jun 2014, 23:45

Rodrigo,

"pelo certo" o dono do negócio não deveria trabalhar, mas coordenar, ensinar e gerenciar. Nesse modelo consome pouco tempo e não haveria dificuldades de conciliar com o trabalho atual.

O "bicho pega" quando pensamos em itens como estoque e sua manutenção, equipamentos e fornecedores. Por exemplo, digamos que um dos sócio vá ao atacadista comprar tudo que a pizzaria precisa para funcionar em matéria de insumos e refrigerantes e descarregue na pizzaria. Só nesse espaço são 2 a 3 horas ocupado.

Agora digamos que o dono também separa, processa, organiza e embala tudo. Já vão mais 2 a 3 horas... e por aí vai!

Em suma, a resposta para sua pergunta, na minha opinião, está mais relacionada ao grau de investimento em estoque e à formação da equipe do que, propriamente, ao tempo de trabalho em si. Uma pizzaria "já consolidada", muitas vezes, tem um dono que fica apenas bocejando das 17 às 22h e ajuda aqui e acolá a seus funcionários com fornecedores diversos que fazem entregas periódicas.

Entretanto, eu já vi donos de pizzaria saírem desesperados no meio da noite para procurar por mussarela ou farinha porque houve aumento repentino de pedidos... Justamente por isso que eu digo que, na minha opinião, se você vai ter um sócio e vai definir muito claramente as funções e obrigações de cada um, dependendo do caso, vc vai precisar aparecer na pizzaria ocasionalmente... mas será que estamos preparados para esse nível gerencial?

Dentre os vídeos sobre gestão que filmei e estou aguardando a edição e finalização há um vídeo que fala sobre sociedade. Estará, se Deus quiser, na área VIP. Quando ficar pronto posso te dar um toque, ok?

att
obrigado

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor rapnull » Terça-feira - 24 Jun 2014, 19:48

Com certeza vou esperar pelos vídeos. A idéia é realmente essa, administrar sem ter que ser mais um dos funcionários. Porém acredito que minha presença diária no local ainda vai ser necessária, até porque é o olho do dono que engorda o gado, não é?

Você me lembrou de algo muito importante, um bom investimento na formação de equipe facilitaria muito pra eu conseguir o que procuro.

Só fiquei com dúvidas com relação ao grau de investimento em estoque, você quis dizer do meu próprio tempo ou financeiramente?

Obrigado pela rápida resposta.
rapnull
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Quarta-feira - 05 Fev 2014, 17:53

Mensagempor Mestre Mauricio » Terça-feira - 24 Jun 2014, 20:11

Rapnull,

quis dizer em $$$ e não tempo, apesar do tempo ter sua importância também. Com todo respeito, eu não acredito que 'o olho do dono engorda o gado', mas penso que realmente seja importante o dono ser uma pessoa de visão.

Esse ditado não me agrada porque dá a entender que o dono tem de estar presente para o gado engordar... rs...

O que eu penso é que seja assim: eu sozinho, dono do gado, consigo alimentar perfeitamente 4 bois sem erro nenhum.

Usando tecnologia, planejamento e 4 funcionários alimentamos 40 bois sendo que 15 ficam sem erro, 15 ficam razoáveis e 10 ficam abaixo da crítica, sendo que o dono do gado gerencia o projeto e o trabalho.

Em suma, quando nossos olhos se afastam, na minha opinião, os "erros" se multiplicam, mas os acertos também e o negócio pode 'estourar' ainda mais porque 'de longe se vê mais amplamente'

Digo isso porque, se listarmos as 100 melhores pizzarias do país no quesito que a pessoa quiser, tais como qualidade, agilidade, preço etc, eu acredito que em pouquíssimas veremos o dono atrás do balcão ou diante do forno. Eu penso que em grande parte delas o dono aparece para 'passear' enquanto funcionários, herdeiros e outros estão na labuta.

Eu conheci um camarada que dizia uma coisa interessante e que eu penso que faz todo sentido:
vc contrata um gerente por R$1200 sem carteira assinada, morrendo de medo do cara te roubar, desconfiando o tempo todo, vigiando o tempo todo e quer que o negócio cresça? Aí vc fica 6h por dia 'ajudando' o negócio. É como se vc também ganhasse R$1200.

Ele continuava:
vamos supor que vc registre um gerente bem escolhido ganhando R$4000 com carteira assinada e tudo mais. Ele, fatalmente, vai 'tocar' o negócio para vc e vc aparece no seu negócio 1h por dia.

Se, no primeiro caso, o negócio rende R$6000 de lucro livre para o dono embolsar, pensa bem, trabalhando 6 horas por dia e sem direitos trabalhistas? Será que vale a pena??

E ele continuava: vamos imaginar que, por causa do 'gerentão' que vc contratou o negócio rende R$2000 de lucro livre para o dono embolsar. Ele trabalhou, mesmo, quase nada. Ficou apenas "passeando" e ainda levou uma grana.

Concluindo ele dizia: "agora, imagine que ele consiga 6 filiais e apenas visite suas unidades..." "seriam R$12.000"

É CLARO QUE O MUNDO NÃO É SIMPLES ASSIM, mas estamos falando de modos e trabalho e linhas de raciocínio, sendo que, a mais tradicional, é meter a mão na massa para fazer 'perfeito' e a mais 'moderna' é 'colocar alguém para fazer o serviço e dividir os lucros'...

Só finalizando, conheci um camarada que conciliava um emprego fixo, palestras e uma pizzaria em que ficava sua esposa atendendo os telefones (sem dar ordens em ninguém) junto a outra funcionária. A esposa apenas ficava lá, fazendo presença E NÃO MANDAVA EM NADA.

Aí eu perguntei pra ele: como está o negócio?

Ele respondeu: "ótimo". "Minha esposa não fica mais nos serviços domésticos e paga a empregada com o salário dela da pizzaria e ainda guarda o troco. E não tem mais dores nas costas de lavar roupa e limpar a casa. E meus funcionárias tomam conta de quase tudo por mim..."

A pizzaria dele "livrava" uns R$4000 de renda extra para ele, que aparecia lá 1 vez ou duas por semana...

Eu penso que essas maneiras de pensar o negócio sejam adequadas, ainda que não seja possível "logo de cara", mas que, pelo menos, sejam 'planejadas'.

att

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor Tatiane » Segunda-feira - 21 Jul 2014, 15:08

Mauricio!

De boca aberta com esse texto!!
Tatiane
Dono de Pizzaria
Dono de Pizzaria

Aqui desde: Terça-feira - 01 Jul 2014, 11:54

Mensagempor Nilson » Terça-feira - 22 Jul 2014, 00:44

Amigos....o que o Mauricio descreve é meu sonho de consumo...na verdade estou a procura deste GERENTÃO....
mas enquanto eu não acho ou formo um vou narrar o meu dia a dia...

Todos os dias ....
primeiro..mercado porque somente tenho 4 freezer e 4 geladeiras e isso não é suficiente para todos os insumos necessários e alem do que sempre acaba um item etemos aqueles diários...tipo rúcula, alface, mangericão.....e para receber a mercadoria no local deveria ficar aberto antes das 16 hs porque ninguém marca hora de entrega para os pequenos...

segundo...manutenções em equipamentos ou parte elétrica do estabelecimento ou hidráulica ....a porta do freezer, a tomadinha do banheiro, o gás da geladeira o computador esta com vírus, a impressora esta com problemas ....tudo coisa básica...

terceiro....algum funcionário tem um problema para vc ajudar......ou vai ter...(gravidez, aluguel atrasado, acabou o gas, comprar remédio, e por ai vai...)

Resumindo....este PROPRIOTARIO,trabalha para a pizzaria 16 hs por dia....

sendo que a mesma abre as portas as 16 hs até meia noite...

Nilson
Colaborador Especial
Colaborador Especial

Aqui desde: Sexta-feira - 11 Jul 2014, 14:09

Mensagempor Tatiane » Terça-feira - 22 Jul 2014, 08:41

Bem isso!!! :D  :D  :D  :D
Tatiane
Dono de Pizzaria
Dono de Pizzaria

Aqui desde: Terça-feira - 01 Jul 2014, 11:54

Mensagempor fgpontes » Terça-feira - 22 Jul 2014, 15:04

Nilson.

seus relatos são de grande importancia para o forum. Fico grato por poder ler e aprender com sua experiencia!! Quem sabe me programo para fazer a semana de curso em sua pizzaria!!

muito obrigado

abrçs
Fábio
fgpontes
Colaborador+
Colaborador+

Aqui desde: Sexta-feira - 18 Jul 2014, 17:22

Mensagempor Nilson » Terça-feira - 22 Jul 2014, 21:20

Meu amigo fique a vontade é só entrar em contato...como fala o nome do curso...vai conhecer a rotina de trabalho da pizzaria em funcionamento com seus altos e baixos...o nosso dia a dia....

Nilson
Colaborador Especial
Colaborador Especial

Mensagempor dannbrida » Quinta-feira - 31 Jul 2014, 02:21

Olha para quem está começando e não pode pagar o Gerentão como disseram, consome pelo menos 14 horas e isso por baixo, como o Nilson bem disse, são tantas coisas e quando você começa percebe que as coisas se multiplicam.

E também acho que os olhos do dono são fundamentais, pois além do profissionalismo o dono tem o olhar com amor, pois a árvore é sua e ele gozará dos frutos.

Eu sou do tipo que preciso acompanhar as coisas de perto, gosto de delegar poderes, mas tem coisas que a palavra do dono é fundamente e a final!

Quem puder acompanhe a série "Bar Rescue" no TLC, John Taffer é o maior consultor de bares no mundo e para ele a presença do dono é fundamental no negócio e diariamente!
dannbrida
Visitante
Visitante

Mensagempor Mestre Mauricio » Sexta-feira - 01 Ago 2014, 09:28

DannBrida,

na prática o que vemos é que os donos de negócios que conseguem criar uma estrutura de trabalho com funcionários devidamente treinados e habilitados consegue maior sucesso do que aqueles donos que ficam a "vigiar os ovos da galinha".

Eu penso assim: Existe um pequeno 'orgulho' ou uma pequena 'arrogância' em ser dono de negócio no Brasil que não ocorre com tanta frequência em redor do mundo. Então, vemos o funcionário de hoje se tornar o patrão de amanhã ao mesmo tempo que o patrão de amanhã vira o funcionário de depois de amanhã.

Entretanto, cada patrão teme pelo sucesso de seu empreendimento sob a tutela de seu funcionário, ainda que ele mesmo, quando funcionário, fosse temido ou um outro patrão.

E o ciclo vicioso não termina, porque o desenvolvimento de pessoas, que é primordial para o sucesso, fica de lado.

Veja que são minhas opiniões apenas, entretanto, quero ressaltar que não é possível 'clonar' a si mesmo para encontrar o funcionário perfeito. E estar 14horas por dias em um negócio, seja ele bar ou pizzaria, provavelmente vá trazer problemas diversos para a saúde e para as relações familiares.

Como exemplo, conheci um camarada que ficava o tempo todo em sua pizzaria, 'dando a palavra final', e o negócio não decolava. Foi obrigado a seguir para um emprego e, enquanto não conseguia vender o negócio, deixou a esposa e a tia para tocá-lo.

O negócio "abandonado" começou a decolar e as duas foram obtendo sucesso. Com 2 meses ele passou a simplesmente aparecer para fazer retiradas desproporcionais do caixa dizendo: "essa é a minha pizzaria e o meu dinheiro".

O resultado foi ser obrigado a passar o negócio adiante antes de quebrar, por problemas no fluxo de caixa. (criticando a 'burrice' de ambas em muitos aspectos de sucesso, ou seja, pura arrogância)

Minha recomendação aos donos de negócios é ir 'saindo' aos poucos, e aos poucos ir delegando autoridade. Não abrir mão, mas pelo menos tentar reduzir a carga de trabalho a um número mais digno.

Outro dia vi um amigo dizendo que há 10 anos comprava refrigerantes com preços sedutores, mas tinha de ir buscar com uma pick-up. O mesmo fazia para outros insumos.

Hoje ele reconhece que mesmo gastando até R$1000 a mais por mês com os insumos, sua vida de trabalho ficou muito mais tranquila e ele economiza algumas boas horas por dia, ficando com a família, com os planejamentos e outras coisas relevantes.

Eu penso que seja um bom exemplo de como ficar menos do que 14 a 16h trabalhando todo dia...

att

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor dannbrida » Sexta-feira - 01 Ago 2014, 11:15

Sim mestre, entendo o que você disse e concordo em praticamente tudo! Eu respondi mesmo sobre um começo de um delivery, gasta-se mesmo umas 14 ou 16 horas por dia (geralmente se começa pequeno e o dono acumulando funções), mas com o tempo e formando uma boa equipe coesa e sempre motivada, a sua carga horária de serviço vai diminuindo, vão caindo as horas depositadas em seu empreendimento, mas não acho que menos de 4 horas empregas na maioria dos dias seja proveitoso no fim das contas.

Acho ser a pior coisa dono que tem um negócio, principalmente lucrativo, mas que não sabe como funciona 100% dele, na falta do seu gerente ou assistente o mesmo não sabe a lista de fornecedores confiáveis ou como criar uma (porque sabemos que fornecedores são um caso a parte), aí em um eventual afastamento ou pedido de demissão o mesmo se vê em apuros e sai desesperado a procura de outro, oferecendo um salário acima do praticado e não se adapta a nova forma do novo gerente trabalhar e aí começa a bola de neve.

Gosto de delegar poderes, mas eu tenho que saber exatamente como tudo funciona, não como tudo está sendo feito, mas como tudo funciona e como faz funcionar (desculpe a redundância)... porque só cobrar resultados é fácil, agora mostrar caminhos já é para poucos!

Acho também que não se encontra um gerente completo, ora se fosse assim as empresas médias e grandes centralizaria várias funções em um gerente e não um gerente por área... tem gerente ótimo em administrar, cortar custos mantendo a qualidade, ótimo negociador, mas na hora de motivar uma equipe ou fazer uma campanha de marketing...

Mas é isso aí, gosto da troca de experiências e aprendizado!
dannbrida
Visitante
Visitante

Mensagempor Nilson » Sexta-feira - 01 Ago 2014, 12:13

Mauricio e amigos....quando falo do meu turno de trabalho...kkkkkk e que um GERENTÃO seja meu sonho de consumo..kkkk me refeiro exclusivamente a minha pizzaria e não empresas de grandes portes...fica facil p o Mac ou o Bibs contratar gerente, primeiro pelo nome e depois valores oferecidos e para finalizar os equipamento de ponta a disposição para os trabalhos.....agora aqui na Pizzaria Toa Toa ou eu vou buscar a mercadoria todos os dias ou compro mais freezer para armazenar ( tome conta de energia)  ou mando entregar e economizo gasolina e rezo para ter certeza que vai chegar e bem na hora do almoço...prefiro ir comprar..

Vc pega um menino e capacita ele para o trabalho e ele acha que sabe tudo e sai de aprendiz que ganha 980,00 para procurar emprego em outra pizzaria e pedir 1200,00 dizendo ser pizzaiolo..sem falar na procura de motoboys e quando faltam eu entrego p não perder o cliente......

Mauricio eu tenho a média de umas 10 pizzarias de amigos aqui ao meu redor e  nos encontramos sempre nos mercadões da vida...e a conversa é a mesma...mão de obra ruim, falta de grana p equipamentos novos e muito trabalho....os que cantam de galo comem mortadela mas falam que é presunto parma....

desculpe o desabafo porque no papel e uma coisa mas na vida real a coisa é mais embaixo.....

Nilson
Colaborador Especial
Colaborador Especial

Mensagempor dannbrida » Sexta-feira - 01 Ago 2014, 12:31

Nilson, concordo em gênero, número e grau!!!!

Afinal, todos que começam conosco (pequenos se comparados a grande redes), só pensam em fazer um estágio e ir para empresas maiores e eu não os culpo, afinal todos querem crescer profissionalmente na vida.

Mas me parece que você tem dentro de sua equipe, funcionários com vários anos de casa, ou seja, você os valoriza e os motiva, mas daí a ele virar gerente tem uma grande diferença.

E o ato de comprar insumos (ir ao mercadão), eu até acho uma terapia! Muito pior é depender do tal "caminhãozinho" te entregar... chega atrasado, quebra, esquece, entrega faltando ou troca parte da entrega...

O que mais acontece no ramo alimentício é a rotatividade do quadro de funcionários, ou parte dele!!!
dannbrida
Visitante
Visitante

Mensagempor fabsz » Sexta-feira - 01 Ago 2014, 12:59

Conheço proprietários de padarias que não aparecem no final de semana, viajam bastante, ficam 01 mês de férias, e as suas empresas sempre crescem. E não são panificadoras enormes... São panificadoras que tem em média 30 empregados. Por experiência própria, não existe ramo que toma mais tempo. Eu sempre me perguntei: Como essas pessoas conseguem manter sob controle o desperdício na produção? E olhe, eles não tem esse gerente de 4 mil reais. Ganham no máximo 2500 reais, e olhe lá....
No meu caso eu não delegava, e após 08 anos, vendi a panificadora, devido ao stress..... O meu erro foi não ter formado uma coluna mestra, Pois é necessário formar um líder... Forme o líder, Os peões são mais facilmente substituíveis.

Att,

Fábio
fabsz
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Sexta-feira - 10 Jan 2014, 15:38

Mensagempor Nilson » Sexta-feira - 01 Ago 2014, 14:23

Fabio....cada caso é um caso...certo...e respeito o seu ponto de vista e continuo a falar que é meu sonho de consumo...e no papel não é vida real...eu só tenho 37 anos de comercio sendo 12 anos só de pizzaria e ate hoje eu convivo com o stress e as minhas necessidades financeiras...e como fala minha mulher nos somos donos e não temos tempo para ficar doentes e temos que acabar de formar os filhos...kkkkk  escuto ela falar sempre e sei que muitos escutam também, porque a MAIORIA das pizzarias é comandada pela familia e as esposas sempre são e vão ser donas de casa e tratam o nosso negocio que é pequeno da mesma forma que tratam sua cozinha....FALANDO POR MIM..

Nilson
Colaborador Especial
Colaborador Especial

Mensagempor fabsz » Sexta-feira - 01 Ago 2014, 18:01

Entendo o teu ponto de vista. A realidade é mais dura do que na teoria... Agora, eu sempre fiz essa pergunta: Por que certas pessoas conseguem atingir esse objetivo: Ser dono do negócio e não o negócio ser o dono deles? Eu não consegui obter isso na padaria, e quando abrir a minha pizzaria terei as dificuldades que todos encontram: Achar um ótimo profissional que tenha liderança e saiba tomar decisões. Para se ter uma ideia, na minha cidade tem um empresário do ramo da alimentação que tem umas dez empresas, e todas são um sucesso. Começou como garçom de uma lanchonete, comprou a lanchonete e aí só cresceu. Tem três pizzarias, sendo uma rodízio com salão para 300 pessoas,e sempre está cheio. As outras duas, uma é de tele entrega e balcão, e produz mais de 200 pizzas por noite em dias normais e nos finais de semana, vocês devem imaginar.... A outra atende os ricos da cidade rsrs.... Além disso, tem um bar, onde atende os universitários.Tem  uma casa de festa, no centro turístico de Blumenau. Bem, das outras eu não me lembro.... rsrs....

Att,

Fábio de Souza.
fabsz
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Mensagempor Nilson » Sexta-feira - 01 Ago 2014, 18:38

Boa sorte na sua pizzaria...se vc encontrar o caminho do sonho manda recado...

o Silvio Santos vendia bugiganga como camelo e hoje tem o SBT ....kkkkkkkkkkkkk seu amigo começou bem melhor....

Nilson
Colaborador Especial
Colaborador Especial

Mensagempor fabsz » Sexta-feira - 01 Ago 2014, 18:56

Na época camelô ganhava bem, em média de 30 salários mínimo. Já um garçom, sabemos o quanto ganha..... Esse empresário não é o meu amigo, mas um dos gerentes dele é primo de minha esposa....  
O bom é que existe modelos a ser seguido. E também é louvável a família trabalhar em um mesmo negócio. E certamente o Nilson deve conhecer os percalços de uma pízzaria, e pode falar empiricamente do assunto.
Torço para todos que possam achar o sonho de consumo: Ser dono do negócio e não ser escravo do negócio. Mas primeiramente temos que ser empregados do dinheiro, para depois virar patrão do dinheiro.

Abraços,

Fábio de Souza.
fabsz
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço