Dúvidas em relação a Média de Venda

Mensagempor soter36 » Segunda-feira - 06 Out 2014, 09:22

Olá pessoal, um grande abraço a todos do fórum.

Sou novo no fórum e esse é meu primeiro tópico e queria saber se estou no caminho certo, vamos a minhas dúvidas:

- tenho uma pizzaria delivery de pequeno porte a 1 ano e 8 meses, onde trabalho de terça a domingo com um quadro bem reduzido, sendo de terça a quinta eu e mais uma pessoa( produção e atendimento) e mais 01 boy, e de sexta a domingo aumentamos mais 02 pessoas (01 no atendimento e 01 na produção) e mais 01 boy (ficando 02 nesses dias). Estamos em uma região onde em um raio de 1 km tem mais de 12 pizzarias, sendo que dessas 12 pizzarias 6 delas já tem mais de 7 anos no mercado.

- temos uma média de venda de 800 a 850 pizzas por mês, é uma média boa pelo tempo de abertura?

- meus custos fixos giram em torno dos 28% em relação a meu faturamento bruto, é bom?

- ainda tenho dúvidas em relação aos meus preços de vendas e quanto ganho por cada pizza vendida podem me ajudar?

Pois bem, essas são as minhas primeiras dúvidas, espero que possam me ajudar nessas questões!
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Quarta-feira - 17 Set 2014, 09:23

Re: Dúvidas em relação a Média de Venda

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 06 Out 2014, 09:34

Soter36,

para a gente conseguir analisar se a venda está indo bem é preciso pensar no potencial de venda da região e pensar em todos os seus gastos, tanto fixos quanto variáveis, tanto custos quanto despesas.

Pelo que vc descreveu, terça, quarta e quinta são 3 funcionários e sexta, sábado e domingo são 6 funcionários. Na sua descrição, os custos fixos são 28% do bruto.

Mas o que entrou nessa conta de custos fixos? Como está a conta de gastos fixos e de gastos variáveis?

Uma outra coisa a se analisar é qual a produtividade e a capacidade de entrega, porque, ampliar funcionários nos dias de pico por necessidade é diferente de ampliar porque a equipe não está devidamente treinada. Sem falar da área de entrega. Ampliar o número de boys porque a área de entrega é maior do que deveria é diferente de ampliá-los porque as entregas são muito distantes.

Poderia dizer em que região vc está?!

att
abc

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor soter36 » Segunda-feira - 06 Out 2014, 09:40

Olá, Mestre é um grande prazer falar contigo!

Estou na cidade de Itapevi - SP, cidade vizinha a Barueri e Cotia.
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 06 Out 2014, 09:45

Soter36,

eu conheço aí. Eu moro no Metrô Belém. Itapevi é caminho do trem...

Poderia responder as outras perguntas que levantei acima!?

att

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor soter36 » Segunda-feira - 06 Out 2014, 09:58

Então mestre, eu faço o controle através de uma planilha conforme estou lhe enviando.
Planilha de Fluxa de caixa.xls
planilha fluxo caixa
(516.5 KiB) Baixado 686 vezes

O mês de referencia é Julho e Agosto.
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 06 Out 2014, 10:25

Soter36,

parabéns pela planilha. Muito útil para se trabalhar e sempre bom o máximo de dados compilados para tomar decisões.

Eu achei que a parte de 'diversos' com 5014,53 em agosto é uma coisa perigosa, pensando que corresponde a mais de 20% das saídas.

Na planilha eu não consegui ver detalhamento de entradas e, em agosto, nada de custos fixos, apenas despesas fixas. De custo, mencionado como despesa (pode ser qualquer um dos dois), eu vi funcionário e prolabore. Porém, ambos em valores diferentes do esperado.

Deixe-me te passar uma conta simples para analisar a saúde do negócio. Se o resultado for um número negativo, há sérios problemas. Se o resultado for positivo, pode não significar nada ou pode ser ótimo:
1) some o custos dos insumos para fazer uma pizza 'padrão'. Farinha, sal, fermento, molho, cobertura...
2) Aumente esse custo em 50%
3) Pegue o preço médio de venda de uma pizza, via estimativa. Por exemplo, no menu há pizzas desde 19 até 59, mas dando um chute de estimativa a média é 22. (não é média aritmética)
4) Subtraia o 3 - 2, por exemplo, 22 - 8 = 14. Verifique por meio da sua própria conta aí.
5) Agora multiplique o total de pizzas vendidas pelo número do item quatro. Por exemplo, 800 x 14 = 11.200
6) Feito isso, some aluguel, funcionários, pro labore, reinvestimentos, marketing, embalagens etc.
7) Subtraia o 5 - 6. Se der zero ou um número negativo, vc precisa urgente aumentar as vendas. Se der um número positivo ainda é preciso prosseguir com análises...

Antes de continuarmos: vc tem noção de qual o pico produtivo em 1hora que a equipe comporta? (montagem, forno e entrega?)

att

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor soter36 » Segunda-feira - 06 Out 2014, 10:45

Mestre, agradeço pela atenção dada ao assunto, acredito que muitos que estão começando tenha a mesma dúvida, porém ainda não consegui entender essa sequência de análises e contas.

Meus dias de pico são: Sexta 50 pizzas, sábado de 60 a 80 pizzas e domingo 40 a 50 pizzas.

Nesses dias comportamos +/- 20 pizzas/hora.

Quanto a salário do funcionário esta em desacordo pois em agosto ele trabalhou só uma semana, agora voltou  eu gasto 480,00 por mês sendo que ele vai sexta, sábado e domingo( 40 / dia)
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor soter36 » Segunda-feira - 06 Out 2014, 10:49

Mestre,

Quanto aos 5.014 gasto em diversos é referente a compra de insumos comprados à vista, pois compro tanto no crédito como no dinheiro.
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 06 Out 2014, 10:50

Soter36,

vc consegue identificar qual o setor que está funcionando como 'gargalo'? Por exemplo: forno pequeno, entregas distantes, poucos clientes retiram, trabalhadores sem experiência?

Tudo isso é importante para conseguir saber se a estrutura comporta aumentar as vendas sem entrar em colapso. Já pensou se uma festa te liga e te diz: "me manda 150 pizzas para um evento, antes das 20h"
Com uma produção de 20pizzas por hora no pico, demoraria quase 8horas para concluir o pedido.

Eu sei que é apenas um exemplo hipotético, mas possuir um equilíbrio entre demanda e produtividade é essencial para o sucesso do negócio.

att

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor soter36 » Segunda-feira - 06 Out 2014, 10:58

Então, acredito que o problema é mesmo são muitos pedidos feitos em um curto espaço de tempo depois volta a calmaria.
Nossas entregas a maioria são perto,
Balcão a retirada é pouca,
Agora não sei se é falta de experiencia ou treinamento, mais essas 60 a 80 do sábado da uma baita correria que se sair umas 100 pizzas nesse dia vai dar nó na produção.
Tenho um forno de lastro que consigo assar 4 pizzas por vez

Não sei o que acontece..
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 06 Out 2014, 12:26

Soter36,

com um forno desse tamanho não deveria ter correria para entregar esse número de pizzas. O que é mais provável é que a equipe precise de treinamento e o local de trabalho precise ser reorganizado.

Esse forno de lastro é elétrico ou de infravermelhos? Vc poderia mandar uma foto de alguma pizza para eu ver o estilo de pizza?!

att

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor soter36 » Segunda-feira - 06 Out 2014, 15:12

Bom, irei gravar um vídeo do processo de produção e te enviarei para ver se identifica alguma irregularidade.

Mas o problema ainda é que, não sei o quanto ganho por exemplo em uma pizza de mussarela, calabresa, etc....

Nos falamos em breve!!!
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor Nilson » Terça-feira - 07 Out 2014, 11:31

soter ....se vc porcionar os ingredientes vai ser mais facil padronizar a produção e saber com exatidão o custo das pizzas...e na minha opinião tambem ajuda na rapidez da montagem...

Nilson
Colaborador Especial
Colaborador Especial

Aqui desde: Sexta-feira - 11 Jul 2014, 14:09

Mensagempor soter36 » Terça-feira - 07 Out 2014, 17:19

Olá, Nilson!

Então, quanto ao custo variável eu sei quanto gasto, o problema é saber o custo total de cada pizza somando os (custo fixos, custos variaveis, etc...)

Entendeu? por exemplo quanto é o gasto total (somando-se tudo) que vc tem em uma pizza de mussarela?
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor soter36 » Terça-feira - 07 Out 2014, 17:35

Mestre Mauricio,

Por acaso não tem alguma planilha onde eu possa jogar todos as minhas despesas e consiga chegar no valor de cada pizza, por que a minha dúvida é a seguinte:

Vamos supor que eu tenha uma média de venda de pizza de Mussarela por volta de 180/mês, tá eu o seu gasto variavel (massa, molho, mussarela, tomate, azeitona), porém como eu rateio o custo que tive com: aluguel, água, luz, telefone, aluguel, internet, impostos, aluguel de máquina cartão, etc...?
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor Mestre Mauricio » Terça-feira - 07 Out 2014, 20:30

Soter36,

a rigor vc não rateia. Na área VIP vc vai encontrar alguns materiais úteis sobre isso.
viewtopic.php?f=84&t=1471

Apenas adiantando um pouco o tema, é importante vc verificar qual seria o custo fixo do produto, ou seja, diante da produtividade limite quanto vc gasta com o produto. Por exemplo:

o pizzaiolo faz 40 pizzas de mussarela por dia. Ele recebe R$50. Então o custo fixo do produto é R$50 / 40 = R$1,25 do ponto de vista da produção. São valores indicativos apenas.

Quanto aos custos em si, vc precisa do custo variável (total), do custo fixo do produto (individual) e dos custos fixos. Aí vc precisa colocar de um lado os gastos fixos, que incluem tudo que seja fixo.
E os gastos variáveis, que incluem tudo.

Com esses dados é possível calcular o ponto de equilíbrio do negócio, quais produtos não compensam trabalhar, quais são mais lucrativos etc.

att

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor soter36 » Quinta-feira - 09 Out 2014, 11:07

Bom dia, Mestre Mauricio!

Conforme me pediu, segue o modelo de pizza que trabalhamos:
IMG_20141007_192117827[1].jpg
pizza Lombo

IMG_20141007_183412201[1].jpg
pizza baiana

Obs: todas são com bordas trançadas...
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor Mestre Mauricio » Quinta-feira - 09 Out 2014, 14:51

Soter36,

vc trabalhar apenas com bordas trançadas ou borda recheadas trançadas? Poderia esclarecer se todos os pedidos vão assim? Sem exceção?

att

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor soter36 » Quinta-feira - 09 Out 2014, 16:16

Mestre,

Todas as pizzas vão com bordas trançadas mas sem recheio, a borda recheada é cobrada a parte ai fica a critério do cliente.
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor Chef Gianluca » Quinta-feira - 09 Out 2014, 16:50

Olá Soter36
Me desculpe a pergunta, mas pq as pizzas que vc vende tem essa borda trançada? vc abre a pizzas só de rolo? ou abre a mão?
Obrigado fico em aguardo
Abraço

Chef Gianluca
Forneria Dall'Italiano
Fazemos todo com massa de pizza
Chef Gianluca
VIP
VIP

Aqui desde: Quinta-feira - 03 Abr 2014, 20:02

Mensagempor Nilson » Quinta-feira - 09 Out 2014, 20:26

Gian
meu amigo há mais ou menos dois meses resolvi parar de fazer a borda e estava soltando as pizzas somente com borda quando era solicitado pelo cliente...

Para resumir para vc 90 % das vendas os clientes pediam a borda tradicional da Pizzaria Toatoa, então meu amigo, eu voltei a fazer a borda trançada sem ou com recheio assim como falou o amigo Soter...

Os clientes da minha região estão acostumado com este trabalho e tentar inovar ou mudar o time que esta ganhando e cair para a segunda divisão....voltei e tudo entrou na sua normalidade de agradecimentos pelas belas pizzas...

FATO REAL....

Nilson
Colaborador Especial
Colaborador Especial

Mensagempor Mestre Mauricio » Quinta-feira - 09 Out 2014, 21:43

Nilson,

seu caso serve de experiência e de alerta, porque, depois de definido o produto, quando a gente tem que mudar, é preciso decidir se vai mudar de clientela também ou se vai tentar adaptar as coisas...

Eu já ouvi histórias muito parecidas com a sua, mas já vi também casos diferentes, em que a pizzaria simplesmente aboliu as bordas recheadas e trançadas, resolveu abrir a massa na mão, ganhou clientes novos e perdeu clientes antigos. NÃO FOI PARA A SEGUNDA DIVISÃO.

Eu sou do seguinte pensamento: vamos planejar ao máximo, criar  a melhor rotina de trabalho possível, organizar tudo da melhor maneira possível e evitar ao máximo repetir 'erros' ou 'falhas' ou 'deslizes' de outras pessoas.

NA MINHA OPINIÃO, essa história de bordas trançada grátis, borda recheada grátis ou qualquer coisa QUE DÁ TRABALHO ou GERA CUSTOS e vai grátis precisa ser analisada com muuuuuuuuito cuidado...

Vou te dar um outro exemplo: no meu bairro tinha uma pizzaria pequenina fazendo 30 a 50 pizzas por dia. Borda recheada por R$1,00. Depois de um bom tempo 'quebrou'. Foi comprada.

O novo dono reformou tudo, ajeitou, trocou de nome, de massa e tudo mais. Ficou apenas com o número de telefone, o ponto e a lista de clientes. Quem ligava ouvia assim: "nossa pizza mudou porque a Pizzaria X foi comprada por nós".

Como eu disse: muitos clientes foram embora e outros vieram. E hoje vende MUITO MAIS.

O mesmo se aplica aos fornos. Já vi gente correr longe do forno esteira e já vi gente correr para o abraço..

Resumindo a minha OPINIÃO: uma coisa é dar uma bala ou um chocolate de graça. Eu sei quanto custa e quanto tempo do meu dia vai tomar.

Outra coisa é ficar 'amarrado' no número de atendimentos, vendendo pizzas a 'preço normal', aumentando o quadro de funcionários, por causa de "borda grátis", "borda recheada grátis", "temos bacalhau refogado", "pizza de abobrinha assada", "temos rúcula sueca". rs. rs. rs. (cada um cada um, mas eu acho que essas coisas mais atrapalham do que ajudam)

Se faz parte do plano de negócios, do planejamento e da CONSCIÊNCIA, blz. Tem cabra hômi que gosta de outro cabra hômi e eu não vou julgar. Cada um cada um.

Mas, NA MINHA CONCEPÇÃO, PRA MIM, fazer bordas decoradas é um perigo gigante. Trabalhar e não receber nada a mais por isso é outro perigo. E muié é mió. Pra mim. rs.

att
obrigado

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor Mestre Mauricio » Quinta-feira - 09 Out 2014, 21:45

Soter36,

se vc realmente deseja trabalhar com bordas decoradas, acho interessante pensar em fazer testes de massa pré-assada. Aí, muito antes do horário de trabalho, vc decora as bordas e pré-assa as massas. Na hora de pico vc apenas 'finaliza' suas pizzas.

Caso precise de uma assessoria nesse desenvolvimento vamos nos conversando por aqui. Caso queira algo mais 'privado', acesse meu facebook e veja que estou com alguns planos e pacotes de consultoria profissional. O importante é a gente se ajudar da melhor maneira possível..

att
abc

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor soter36 » Quinta-feira - 09 Out 2014, 22:28

Então, mestre
comecei a pizzaria sem bordas trançadas, mas depois que tive problemas com alguns pizzaiolo acabei eu mesmo fazendo as redondas.
Eu sinceramente näo vejo muito trabalho em montalas nesse estilo, o tempo medio entre abrir, trnçar e cobertura é de 2,5 acho um tempo bom.
Tambem a aceitação foi muito boa, acho tambem que fica visualmente mais bonita.

Estamos quase chegando aos 2 anos e ains
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor soter36 » Quinta-feira - 09 Out 2014, 22:32

Estou pensando em fazer um curso na
Hotec para aprimorar algum comentario?r
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor Nilson » Quinta-feira - 09 Out 2014, 22:50

Mauricio...tambem não sou fã de fazer algum tipo de trabalho (borda trançada) ou gastar produto (borda recheada gratiz) e não ter retorno....mas lembro o amigo que a concorrência esta bem acirrada e se não tiver atrativos extras não vendemos...porque o minimo exigido é uma pizza de qualidade...então resta os atrativos extras...

Nilson
Colaborador Especial
Colaborador Especial

Mensagempor Mestre Mauricio » Quinta-feira - 09 Out 2014, 23:16

Soter36,

estava me aprofundando em alguns detalhes porque, no início do tema, foi solicitada uma análise. Tentei analisar da melhor maneira possível. Nosso amigo Gianluca faz umas 100 pizzas em uma hora ao estilo que ele prefere, claro. No seu caso, com 2,5 minutos, daria um máximo de 24 pizzas por hora. E se a pessoa que monta também coloca no forno, tira, embala, corta etc, o rendimento vai caindo na hora mais importante do dia, que é a hora de pico. E com isso o número de pizzas vendidas e a lucratividade caem também...

Eu respeito seu ponto de vista, assim como respeito a defesa do Nilson sobre os métodos dele. Entretanto, eu  acredito que seja importante analisar, repensar e mudar em muitos casos. Se não for esse o caminho certo ou se vc realmente quer outro caminho, é justo continuar tentando.

O que eu não vejo nenhum sentido seria, não é o seu caso, é alguém lutar pela defesa e pela manutenção de tudo que já faz, sem querer mudar nada, esperando um resultado melhor. Eu acho que não é o seu caso, claro, mas isso também ocorre algumas vezes e, infelizmente, não costuma ser bom...

Quanto ao curso, eu acho sempre bom realizar cursos os mais diversos. Há tópicos no site falando da Hotec, mas até onde eu soube não é direcionado para pizzarias em funcionamento. Teria de se informar melhor sobre o assunto.

Na minha opinião é possível melhorar essa média de venda, em primeiro lugar, melhorando a produtividade e o tempo de entrega. Foi essa a linha de raciocínio que usei até aqui.

E, para pensar, a história da mosca:
Uma mosca estava voando e caiu em um copo. Aprisionada e temendo a morte começou a se debater vigorosamente. Não sabia ela que estava em um copo com leite e sua agitação fez uma pequena pedra de manteiga. Ela subiu na pedra e saiu. Isso se repetiu muitas e muitas vezes. Ela tinha experiência.
Então ela caiu em mais um copo e já não tinha medo. Mas uma outra mosca pousou no topo do copo e lhe disse:
"você tem que subir pelo canudinho"

E ela, batendo-se vigorosamente, disse: "eu sei o que fazer. Eu já fiz isso muitas vezes."
E morreu no copo de coca-cola.

Tem muitas lições nessa história, mas a minha preferida é: "se o ambiente mudar, é preciso mudar para conseguir os mesmos resultados de antes"

att
abc

Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Mensagempor Chef Gianluca » Sexta-feira - 10 Out 2014, 23:58

Olá Soter36
Mauricio já falou tudo,
Esta um ditado que diz que não se tem fazer o passo maior da nossa pernas, pq fazendo isso vc certamente vá cair e bater.
Que quere dizer isso, que eu abro o meu negocio para trabalhar sim e ganhar o que e meu e não fazer beneficência, explico melhor se eu em uma hora faço 60 pizzas normal aberta a mão com a sua borda bonitinha, fazendo do seu jeito com borda trançada vou fazer 35 pizzas com uma perda mínima de 15 pizzas a hora me dica depois de 6h de trabalho quantas pizzas perdeu de fazer? Quanto dinheiro perdeu?
Veja bem não falo de não fazer as borda trançada mas se eu ganho com 60 pizzas normal R$ 900,00 e com 35 pizza com borda trançada R$ 525,00 não vejo o pq eu teria fazer as de borda?
Agora se vc me coloca essa pizza com borda como atrativa nos dias que vc não tem movimento, tudo bem, mas se lembre de deixar claro que nos dias de movimento essa borda será cobrado como mínimo R$ 5,00
As dica que o Mestre deu a vc de fazer a borda já pré-assada e uma boa dica, para vc não perder muito movimento, mas eu sou contra a pré-assada pq faz parte da minha cultura, so massa fresca.
Att

Chef Gianluca
Forneria Dall'Italiano
Fazemos todo com massa de pizza
Chef Gianluca
VIP
VIP

Aqui desde: Quinta-feira - 03 Abr 2014, 20:02
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros