Aumentar capacidade de produção

Mensagempor soter36 » Segunda-feira - 06 Out 2014, 15:25

Olá, pessoal!

Todos nós sabemos as dificuldades que temos na hora que precisamos contratar pessoas para trabalhar em nossas pizzarias, pois a oferta de mão de obra é pouca e a procura por profissionais é grande.

Assim, os profissionais que tem no mercado são disputados com ofertas de salários cada vez maiores, sendo assim o que vale mais a pena para aumentar sua produtividade?

- buscar um profissional no mercado ou investir em equipamentos, por exemplo um forno esteira (elimina o forneiro), uma modeladora de pizza, que são equipamento que irão agregar valor ao seu negócio e não teremos problemas com faltas, desânimos, etc...

Conforme os conhecimentos de vocês, qual a melhor opção para aumentar a capacidade produtiva de uma pizzaria?
soter36
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Quarta-feira - 17 Set 2014, 09:23

Re: Aumentar capacidade de produção

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 06 Out 2014, 15:42

Soter36,

eu acredito que investir em treinamento e em equipamentos são dois caminhos essenciais. O problema é que o empreendedor costuma desejar talentos que valem mais do que custam. Eu já vi muita gente reclamar da falta de mão de obra e não quer nem ao menos registrar o funcionário com salário mínimo...

Um setor se torna mais atrativo conforme ele vai gerando mais lucro para todos os envolvidos. E ele vai se tornando menos atrativo conforme o oposto ocorre.

Os equipamentos são essenciais. Por exemplo, vamos supor que um funcionário bata 10kg de farinha de pizza todo dia. Isso rende cerca de 40 pizzas. Ele nunca conseguirá, na mão, dar o ponto de uma masseira espiral profissional. A qualidade do produto já é baixa...

Vamos supor que ele seja fantástico e bata 10kg em meia hora ficando ótimo. Isso quer dizer que, além do cansaço, ele toma 12horas por mês ou 144 horas por ano só empurrando a massa.

Agora vamos supor que seja pago a ele 6 reais por hora de trabalho. Em 10 anos foram gastos R$ 8.640 com ele, sendo que uma máquina, para fazer o mesmo serviço, faria muito melhor, com mais produtividade, sem exaustão, sem faltas, sem precisar tomar remédios e custaria menos do que isso.

Esse empreendedor que pensa que está 'economizando' ao se recusar a comprar equipamento, não percebe que seu produto não ficará tão bom quanto deveria e que sua produtividade fica 'travada'. Já pensou pedir ao camarada para bater 5 pacotes de 5kg de farinha, um atrás do outro?

Voltando ao funcionário, vamos pensar que ao final de um ano ele custou R$864 somente fazendo massa, ou seja, 6 reais por hora nas 144horas. E vamos supor que vc comprou, no começo do ano, uma masseira por R$5000. No fim do ano vc consegue vender por R$4000, por exemplo.

Isso quer dizer que o funcionário custou de verdade 864 e a masseira custou de verdade 1000. Sendo que a máquina, para esse quesito, foi muito mais útil e funcional.

Então, meu amigo, eu acredito que é importante capacitar o funcionário, mas evitar colocá-lo para fazer as coisas que os equipamentos fazem igual ou melhor...

Aliás, se a gente fosse falar de direitos trabalhistas então... a máquina nunca vai acionar a justiça contra vc. E ela só vai dar problema raramente se ela for operada corretamente...

claro que não é tudo simples e linear, mas serve de reflexão a todos nós, ok?!

att
obrigado

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Re: Aumentar capacidade de produção

Mensagempor Nilson » Segunda-feira - 06 Out 2014, 20:17

SONHO DE CONSUMO...

Masseira....Ok
Fatiadora,.....Falta muito...
Boleadora,....Falta muito....
Abridora de massa,.....Falta pouco...
Forno Esteira,....Ok
Multiprocessador,....Ok
Fatiador de tomate da venc,.....Falta pouco....

Nilson
Colaborador Especial
Colaborador Especial

Aqui desde: Sexta-feira - 11 Jul 2014, 14:09
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias