Reportagem: Ex-fiscal do Procon fala sobre cozinhas

Mensagempor tiago ferreira » Quinta-feira - 27 Nov 2014, 20:28

boa noite,

alguem leu essa reportage hj na globo.com


Ex-fiscal do Procon fala sobre as cozinhas que visitou: 'Nojentas'



Cleo Guimarães

27.11.2014 07h11m






Dieta do Procon

Priscila Souza trabalhou como fiscal do Procon Estadual por oito anos. Além de fiscalizar bares, restaurantes, lanchonetes e supermercados do Rio, era a responsável por fazer as fotos dos alimentos estragados para documentar a ação. Ela viu tanta coisa repugnante que agora não consegue mais comer fora. “Depois que fui a um frigorífico e vi peças inteiras de carne vencidas e com bicho, percebi que não dava mais. Era um grande fornecedor para os restaurantes da cidade”. Priscila saiu do Procon há um mês e falou à coluna sobre sua experiência.

As cozinhas dos restaurantes do Rio são sujas ou é exagero?

Elas são imundas. Eu vi cada coisa... Flagrei um restaurante árabe de Copacabana botando a comida para esfriar em cima de uma escada, onde todo mundo passava. Isso é comum. Numa padaria em Coelho Neto tinha uma vassourinha de limpar privada em cima da torta que ainda ia ser confeitada. Também é comum descongelar carne direto no chão.

Como e onde era a pior cozinha que você visitou?

Uma pizzaria tradicional, na Lapa. É muito engordurada, mal dava para andar. Tinha barata, mosquito pousando em cima do queijo. Sem falar na gordura velha, bem velha, usada para fritar salgados.

E frutos do mar? Encontrava estragados com frequência?

Encontrava, mas o que acontece sempre é ser vendido gato por lebre. Recebemos uma denúncia de que estavam enganando os clientes no Mercado Produtor da Barra e em Niterói. Fomos lá com um especialista e não deu outra: vendiam tilápia e diziam que era cherne. Eles geralmente misturam dois tipos de peixe quando ficam de costas para o cliente.

É verdade que você parou de comer fora depois de tudo o que viu?

Sim, não dava mais. Vi coisas muito nojentas, passei a ficar paranoica. A carne cheia de bichos foi a gota d’água, mas as unhas imundas dos cozinheiros, os gatos que moravam no estoque de uma loja de grãos e temperos, na Saara, os queijos estragados em vários lugares. Tudo isso me fez ficar enojada. Mas foi até bom parar de comer fora. Emagreci oito quilos em três meses.

Alguma dica para quem come fora com frequência?

Acho que todo mundo deve prestar atenção nos restaurantes que têm o banheiro perto da cozinha. É totalmente anti-higiênico, nojento. Evitar queijo e presunto. E também pode ser bom fazer valer o direito de visitar as cozinhas. Está na lei.

Você só fiscalizou cozinhas nojentas? Alguma merece elogios?

A cozinha do Cervantes, em Copacabana, é muito limpinha e os produtos, principalmente as carnes, são frescos. A rotatividade lá é grande, a casa quase não fecha, isso conta muito. Roberta Sudbrack também é um primor. Dos japoneses, o Via Farani, em Botafogo, também estava em ótimas condições. A Rede Hortifruti é outra em que dá para confiar, talvez por isso eles cobrem um pouco mais caro.

Foto: Reprodução
tiago ferreira
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado
 
Iniciador deste tópico
Mensagens: 59
Aqui desde: Segunda-feira - 23 Jun 2014, 09:44

Re: a respeito da reportagem da globo.com

Mensagempor tiago ferreira » Quinta-feira - 27 Nov 2014, 20:33

boa noite,

aki se a fiscalizacao pega essas coisas que ela relatou fecha o estabelicemento nos temos essa avaliacao de limpeza do restaurante duas vezes por trimester ou seja 8 no ano que pode a qualquer hora e dia e impossivel acreditar q tem pessoas com esse despreparo no cuidados com os alimentos
tiago ferreira
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado
 
Iniciador deste tópico
Mensagens: 59
Aqui desde: Segunda-feira - 23 Jun 2014, 09:44

Re: Reportagem: Ex-fiscal do Procon fala sobre cozinhas

Mensagempor Mestre Mauricio » Quinta-feira - 04 Dez 2014, 13:52

Infelizmente as pessoas vão se acostumando com a sujeira. Vão achando que limpar dá muito trabalho. Não se planejam, não investem, não reestruturam o serviço e colocam em risco a saúde dos clientes.

INFELIZMENTE

quando eu vejo vídeos de padarias de outros países, no youtube, percebo como nossas padaria também são um lixo em alguns lugares! É triste ver que algumas padaria nacionais convivem com todo tipo de sujeira! (mesmo em regiões nobre que combrar horrores por um simples pãozinho)

O jeito é tentar melhorar e não esquentar a cabeça com 'os outros'.

att

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Avatar do usuário
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 4354
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 52 visitantes