Curso Pizzaiolo Senac

Mensagempor Borek » Segunda-feira - 02 Mar 2015, 17:43

Hoje comecei o curso de Pizzaiolo, na Unidade Senac Caiobá, realizado na cidade vizinha, Matinhos-PR. Minha aventura começou ontem, numa noite má dormida, dominada pela ansiedade de encaramos algo novo. Pouco mais de 05:30 da manhã, levantei, quebrando minha sagrada rotina de dormir até as 09:00 e sair trabalhar as 10:00. Comecei meio a contra gosto, banho, trocar de roupa,  café, escovar os dentes e criar coragem de sair de casa, no frio inicio de manhã Paranaense.

Passada as 08:00 da manhã temos inicio ás aulas. Prof. Ardriano, nosso mentor em 'Integração e Orientação Profissional'. Animado, bem disposto, atencioso com os alunos,  boa fluência e contador de 'causos', um bom 'Pé vermelho' (pessoa nascida no interior do Paraná,  onde a sola do pé da criançada é grossa de barro por se divertirem felizes correndo descalças.

Conteúdo
• Empregabilidade e empreendedorismo:
• - conceitos e características;
• - atitudes empreendedoras;
• - cenário do mercado de trabalho atual.
• Comunicação e relacionamento interpessoal:
• - comunicação como ferramenta de trabalho;
• - trabalho em equipe;
• - administração de conflitos.
• Saúde e segurança no trabalho:
• - noções de segurança no trabalho.
• Qualidade na prestação de serviço:
• - necessidades e expectativas do cliente;
• - gestão do tempo;
• - influência da motivação no trabalho;
• - código de defesa do consumidor.

Apresentações aqui e ali, partimos para a teoria, começando com conteúdos aleatórios das apostilas, pois um assunto puxava outro:

• - cenário do mercado de trabalho atual; profissionais na área de alimentação formados estão escassos, a grande maioria aprendeu tudo no 'zoio', e os que cursam algo voltado a alimentação, buscam ser chefs cozinheiros.

• Comunicação e relacionamento interpessoal: Foi muito destacado a 'Imagem' que demonstramos; 'nosso marketing pessoal', seja pela nossa pontualidade, organização, eficiência, relacionamento com outras pessoas, disposição, higiene física, etc, sendo o principal a 'empatia' (nos colocarmos no lugar de outra pessoa, tentando entender seus sentimentos).

• - administração de conflitos: se sou chefe como resolvo as tretas e mimimi dos funcionários, se sou funcionário, será que dou meu melhor ou me preocupo apenas que meu salario sera pago no fim do mês?

• - gestão do tempo: como uso minha semana? tenho um dia certo para compra de material, um dia de balanço contábil,  um dia de preparo dos ingrediente (nesse caso seriam até dois na semana), um dia de reunião com a equipe conversando novas ideias ou resolvendo problemas da equipe, será que sou organizado, com a limpeza do estabelecimento e manutenção do prédio, ou me preocupo apenas com as pizza? deixando o prédio e mobílias se deteriorarem com o tempo.

• - influência da motivação no trabalho: trabalho com vontade, dando meu melhor, ou vou só por obrigação?

Aula bem fluida, turma com poucos alunos, dando a oportunidade de todos se expressarem.
Durante a semana continuaremos as aulas de 'Integração e Orientação Profissional', fechando os outros conteúdos.

Conforme meu tempo vou relatando, um pouco do que vi e aprendi na materia
Borek
-----------
-----------

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Quinta-feira - 19 Fev 2015, 14:11

Re: Curso Pizzaiolo Senac

Mensagempor jayooey » Quinta-feira - 31 Mar 2016, 16:12

Boa tarde amigo! Estou pensando em fazer minha inscricao neste mesmo curso que comeca semana que vem aqui em Maringa. Obrigado pelas informacoes prestadas aqui por espontanea vontade, muito explicativo por sinal. gostaria de saber se ao final do curso vc se sentiu satisfeito quanto ao conteudo aprendido sobre o administrativo e funcionamento geral de uma pizzaria. Estou achando o preco um pouco caro (R$1700) e me decepcionei com um curso que ja fiz no proprio senac de 1 semana de preparo de pizzas.
jayooey
-----------
-----------

Aqui desde: Quinta-feira - 31 Mar 2016, 16:02

Mensagempor Fernando Duarte » Quinta-feira - 31 Mar 2016, 20:09

Boa noite a todos!

Olha fiz o curso no Senac em Goiânia - GO, foi excepcional professores gabaritados vários tipos de massas recheios e molhos, e tem também de lembrar a filosofia do Senac que tem bastante teoria, e muita gente não gosta, mas na minha opinião e um dos melhores mas a dedicação do aluno e primordial porque na minha turma muitos não aprenderam nada mas também não se dedicaram.
Fernando Duarte
Colaborador
Colaborador

Aqui desde: Domingo - 06 Dez 2015, 18:38

Mensagempor jayooey » Sexta-feira - 01 Abr 2016, 15:41

Obrigado pelo retorno Fernando! Justamente o teórico e a preparaçao administrativa e funcional que estou interessado em adquirir conhecimento, para nao abrir a pizzaria as cegas. O conteúdo é vasto e bem explicativo?
jayooey
-----------
-----------

Aqui desde: Quinta-feira - 31 Mar 2016, 16:02
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias