Sou iniciante querendo desenvolver minha própria receita

Mensagempor Ana+lidia » Quinta-feira - 04 Fev 2016, 21:16

Primeiramente, já agradeço a paciência de ler meu probleminha.
Sou nova, tanto aqui como nesse mundo de pizzas!
Estou começando a abrir discos de pizzas, pois quero começar a vender em casa, porém tenho problemas pra achar a massa ideal, todos dono de pizzaria tem sua própria receita de massa,
E já vi várias e várias massas, cada uma com suas proporções, de água, farinha, levedura, aí fico confusa se são diferentes entre sí, pois muda algumas coisinhas só... Me desculpe a falta de experiência, e a burrice também é que é tudo novo pra mim,
Vou começar usando a "massa secreta do hassin",  falam maravilhas dela,

Mas queria ter minha própria receita, se tiverem alguma dica, de como conseguir fazer proporções certas pra criar uma receita só minha.. :oops:
Agradeço desde já :oops:
Ana+lidia
-----------
-----------

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Domingo - 31 Jan 2016, 20:32

Re: Sou iniciante querendo desenvolver a própria receita

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 08 Fev 2016, 16:16

Ana,

A receita 'básica' para massa de pizza é a seguinte:
  • 1kg de farinha de trigo da melhor qualidade possível
  • 500 a 750ml de água ou outro líquido equivalente a água, como leite, ovos, cerveja etc... (a quantidade de líquido vai depender do tipo de farinha e do ponto desejado da massa: mais firme ou mais dura?)
  • Fermento biológico, que vai depender da temperatura do local de descanso da massa e do tempo desejado de espera para o crescimento da massa
  • sal entre 15g e 30g por kg de farinha, sendo que menos de 15g fica quase imperceptível e acima de 30g fica enjoativo.
  • outros ingredientes opcionais como açúcar, ovos, levedura inerte, etc...

Eu costumo dizer que a massa de pizza é farinha+água+fermento+sal+ invenções desnecessárias. rs kkkkk

Voltando ao assunto, depois de olhar a receita básica e os conceitos, vc consegue facilmente fazer uma massa no estilo que vc preferir. Eu já testei muitas receitas, mas posso te dizer que minha preferência, hoje, é pela receita MAIS SIMPLES.

ah... com o tempo vc vai notar que a receita SOZINHA não funciona, porque vai depender MUITO do forno utilizado e da temperatura em que esse forno estiver trabalhando...

Desejo sucesso. Havendo novas questões é só falar!

att

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Re: Sou iniciante querendo desenvolver minha própria receita

Mensagempor Ambrozino » Quinta-feira - 03 Mar 2016, 13:01

mestre Mauricio tem razão  não atinada ter uma boa massa se o forno utilizado não for para pizza,Também sou iniciante tanto no fórum guando no mundo das pizza e tenho problemas com o forno pois não posso investir muito dinheiro num forno.estou usando um que eu mesmo fiz utilizando carvão e uma pedra refrataria.
forno.jpg
Ambrozino
-----------
-----------

Aqui desde: Quinta-feira - 03 Mar 2016, 12:01
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias