Cobrança de Pizza meio a meio: pela média ou pela maior?

Mensagempor Mestre Mauricio » Quarta-feira - 24 Fev 2016, 18:32

Pizzas meio a meio
É de conhecimento geral que as pizzarias cobram o valor mais alto quando um consumidor pede uma pizza com dois sabores. Preço é liberalidade do fornecedor, portanto, é permitida essa diferenciação de preço. Caso o consumidor ache o preço elevado nada o impede de prestigiar outra pizzaria. A forma de cobrança deve ser informada com clareza e ostensivamente para que o consumidor tenha perfeita compreensão antes de fazer o pedido, conforme previsão dos artigos 6º III e 31 do CDC. (retirado do link http://www.idec.org.br/consultas/dicas- ... staurantes)

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;

II - a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;

III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; (Redação dada pela Lei nº 12.741, de 2012)   Vigência

IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;

V - a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;

VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;

VII - o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados;

VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;

IX - (Vetado);

___
A campanha que algumas unidades do PROCON está fazendo chamada "Pizzaria Amiga do Consumidor" (por cobrar a média quando o pedido é feito meio a meio É UMA CAMPANHA ILEGAL que prejudica os empresários que querem trabalhar corretamente e são quase que 'inimigos do consumidor' por não cobrarem pela média)

Meus amigos, por favor, NUNCA BRIGUEM COM CLIENTES, muito menos em público. Se na sua região todo mundo cobra pela média e vc cobra pela maior, vale a pena repensar a estratégia...

MAS NÃO SE DEIXE OBRIGAR POR OPORTUNISTAS CHEIOS DE DIREITOS!

O comerciante tem liberalidade para estabelecer os preços de seus produtos ou serviços de maneira pública e para todos. Qualquer um que atente contra esse direito está sendo leviano...

abc

Me encontre no Facebook
Imagem

Conheça meu curso presencial!

ass.: Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Re: Cobrança de Pizza meio a meio: pela média ou pela maior?

Mensagempor Marcel » Quarta-feira - 24 Fev 2016, 18:53

E no que se baseia o PROCON ao informar que o valor cobrado "legalmente" deve ser a média?
Marcel
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Sábado - 16 Jan 2016, 00:53

Mensagempor Mestre Mauricio » Quarta-feira - 24 Fev 2016, 19:07

Marcel,

não se baseia em nada. Inventaram uma campanha dizendo que pela média é uma pizzaria "amiga do consumidor". Não existe dispositivo legal dizendo para cobrar pela média...

att

Me encontre no Facebook
Imagem

Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico

Mensagempor Marcel » Quarta-feira - 24 Fev 2016, 20:49

Apenas para reflexão:
Por que as pizzarias costumam cobrar o valor integral da mais cara? O custo da massa / molho / mussarela é o mesmo. O valor diferenciado está no recheio. Se o recheio está diferenciado, sendo metade um sabor e metade outro sabor, não seria mais justo o valor médio?

Ou o hábito de se cobrar a mais cara está além do custo, e sim como forma de tentar com que o cliente não peça pizza de dois sabores? E se quiser, que pague mais caro. Seria isso?
Marcel
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Mensagempor Mestre Mauricio » Quarta-feira - 24 Fev 2016, 21:09

Marcel,

Essa sua análise é a típica análise de consumidor e não de empresário.
O preço do produto não é simplesmente o preço proporcional aos insumos porque existem muitos outros fatores em redor da composição do preço do produto.

Estou falando numa boa e no maior respeito, mas fazer pizza meio a meio ou outras formas de fracionamento toma mais tempo na cozinha, quebra o ritmo de trabalho e não tem nada a ver com proporções...

Cada pizzaria precisa ter o direito garantido de precificar seus produtos e os clientes podem escolher onde vão comer...

Eu conheço várias pizzarias que simplesmente não fazem nenhum tipo de fracionamento ou combinação de sabores fora do cardápio por preço nenhum...

Att
Enviado do meu Android

Me encontre no Facebook
Imagem

Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico

Mensagempor Marcel » Quarta-feira - 24 Fev 2016, 23:49

Maurício,

Veja bem, a análise foi sim pelo ponto de vista do consumidor. É justamente este o ponto que quis questionar para esmiuçar o tema e abranger o ponto de vista  por outras óticas. Não estou afirmando certo ou errado. Veja que comecei dizendo "apenas para reflexão". Afinal, fórum é feito justamente para tratar os assuntos.

Agora vou dar minha opinião pessoal: Não, não quebra o ritmo de trabalho. Suponhamos que um cliente queira metade da pizza de calabresa e outra metade de presunto. Ora, todos os insumos estão ali, teoricamente a disposição, visto que são sabores corriqueiros do cardápio. A base da pizza é a mesma, nada muda até então. A pessoa vai jogar calabresa numa metade e presunto na outra metade. Não vejo como interfere na produtividade ou quebra o ritmo de trabalho.

O que eu percebo é uma filosofia e um contragosto, algo do tipo "se você quer fracionado, o preço é equivalente ao da mais cara" e ponto. Seria uma maneira de tentar desencorajar o cliente. O comerciante está errado? Claro que não! O produto é dele e ele cobra da maneira que quiser, ponto. Só não acho justo a justificativa de que "quebra o ritmo". Ou melhor ainda, não venda fracionado.

Há ainda uma outra justificativa e esta sim eu concordo inteiramente: a Pizza de camarão é R$50 e a de presunto é R$30. O cara quer comer de camarão mas acha caro ou não tem dinheiro, então pediria meio a meio para poder saborear nem que seja um pedaço. Mas isso interfere na cozinha, pois lá vai meia porção do recheio de camarão que pode fazer falta no fim do expediente para uma pizza inteira.  Então, se você quer metade da mais cara e outra mais barata, pagará pelo "prejuízo" tendo que arcar pelo valor da mais cara. Essa é a justificativa mais coerente, e não porque dá mais trabalho. Pode sim é dar prejuízo.
Marcel
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Mensagempor Mestre Mauricio » Quinta-feira - 25 Fev 2016, 00:31

Ok. Respeito seu ponto de vista. Espero que ele se mantenha quando vc tiver 20 minutos para entregar 40 pizzas com detalhes como "sem oregano", "meia gorgonzola e meia brigadeiros "," um terço bacalhau, um terço camarão e um terço Parma... "

(desabafo) Sempre considero e respeito os pontos de vista, mas empreendedor brasileiro gosta de ter opinião, de acreditar em si mesmo e de falir. (temos um dos maiores índices de quebra de micro empreendimentos do mundo)

Eu adoraria que empreendedores brasileiros gostassem mais de aprender e entender, sem tantas "opiniões"...

Eu sou um sonhador... Um idealista...  Eu acredito que estou ajudando as pessoas a tomarem melhores decisões, porém, não me alegro quando empreendedores vão à falência!

Mas vou te dizer... Do mesmo jeito que você está defendendo pontos de vista de que estou discordando, eu já vi outros aplicando certas convicções e falindo...

Torço pelo seu sucesso, mas espero que ENTENDA que eu não estou "chutando" ou "palpitando". Quando disse que atrapalha é um fato que estudei,por isso, vou tentar argumentar melhor, o que eu acharia desnecessário:

Um Pizzaiolo hábil abre a massa de pizza em até 20 segundos. Ele memoriza a maior parte do cardápio para não precisar ficar olhando os ingredientes que são necessários para cada tipo de pizza.
Ele usa instrumentos rudimentares de medida como as próprias mãos ou  insumos que estão previamente empacotados.
Quando ele encara uma série de pedidos padronizados,  não existe nenhum atraso entre cada pedido,  porque ele não precisa pensar em nada, precisa apenas executar.
Lembrando que eu não conheço nenhum Pizzaiolo que seja pós-doutor em habilidades de leitura, vamos imaginar que a cada pedido diferente ele atrase em apenas 10 segundos a confecção da pizza.

Caso a pizzaria produza um número reduzido de pizza, como 50 por noite,  o atraso dele não vai chegar a 10 minutos no último cliente. Ou seja, o último cliente ficaria dez minutos além do necessário esperando...

Porém eu gostaria de te informar que em média gasta-se um minuto a mais para se analisar pedidos especiais! e muitas vezes a pizza retorna para cozinha porque não foram observados detalhes essenciais do pedido...  

Em outras palavras, se auditar o trabalho de uma pizzaria que trabalha com "meio a meio" e pizzarias que trabalham com "três terços"; comparando-a com pizzarias que trabalham SEM FRACIONAMENTO, você descobre que a produtividade da primeira é MUITO menor!

Porém, aí o engano, pizzarias pequenas que vendem pouquinho, ficam com longos períodos ociosos... Aí pensam "já que não estou fazendo nada, vou baixar preços, vender aos terços, dar borda de presente...."

E o que acontece?

Quando a demanda começa a subir, NÃO DÃO CONTA!

Por quê?

Porque essas coisas são caras! (borda, fracionamento, etc)

E a história se repete diariamente em todo canto. Infelizmente. Com um monte de empreendimentos falindo por falhas como essas e outras na gestão...

Quer um conselho? Faça como eu: estude muito e diariamente.

Isso nos ajuda a diminuir o número de erros velhos que cometemos, dando espaço para erros novos. Rs.  ;)

Se for vender pela média de preço do cardápio, espero que tenha sucesso. Não é isso que vai "mudar tudo".

Espero que veja os vídeos, tópicos e outras dicas e não seja um precificador inocente, que diz: "minha pizza de mussarela custa 7,então, vou vender a $21"

Esse tipo de inocência, infelizmente, é a que mais quebra o povo por aí...

Att
Obs: espero que entenda positivamente esse texto, que não visa ofender, mas orientar.

Enviado do meu Android

Me encontre no Facebook
Imagem

Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico

Mensagempor Marcel » Quinta-feira - 25 Fev 2016, 01:46

Maurício, muito bem!

Consegui arrancar de você o que estava faltando: a explicação lógica e minuciosa que acerca o tema e sua opinião. Obrigado, de verdade, e parabéns pelo vasto conhecimento.

Se você reler meus comentários, verá que não defendi uma coisa ou outra, que o comerciante deva cobrar ou não, que deva colocar a opção ou não. Apenas tentei desmistificar o assunto.  Alegre-se!  Você foi o autor do tópico e acredito que AGORA chegamos aos pontos de vistas de todos os lados (consumidor, empresário ou simplesmente curioso).

Para ser mais exato, eu destaquei em azul que a pizza fracionada pode trazer prejuízo. No exemplo que citei o comerciante perderia R$10 e depois não teria insumo para uma pizza inteira. A depender do recheio, poderia até ter perdido a outra metade.

Obs. 1: Não concordo com 3/3.
Obs. 2: Pizza meio a meio pode ser uma opção em dia específico.
Obs. 3: Pedidos especiais continuarão acontecendo, independente de ser meio a meio. Sem cebola, sem picles, sem ervilha, sem milho, etc, etc, etc.
Obs. 4: Para auditar as pizzarias e ter o comparativo inquestionável e válido profissionalmente, ambas teriam que ter as mesmas características: localização, horário de funcionamento, atendimento, tamanho do ambiente, preços, etc. Praticamente teria que ser uma ao lado da outra, ou melhor ainda, que fosse a mesma pizzaria a fazer esse comparativo. Fica a dica. (Não que eu desmereça seu apontamento. Acredito, inclusive e verdadeiramente, que esteja correto, mas seu embasamento está calçado em decorrência do seu "feeling profissional da área", e isso por si só já vale tanto quanto. Porém, profissionalmente, para um trabalho de comparação e estudo de caso só é válido conforme citei, já que inúmeros fatores podem interferir no sucesso ou insucesso de um empreendimento, desde a coisa mais idiota até a mais elaborada. É a azeitona da aviação.)

Tópico enriquecedor!
Marcel
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Mensagempor Rafael Rodrigo » Sábado - 09 Abr 2016, 15:12

O único lugar que o cliente faz "o que quer" é na Pizzaria rs

"Põe cebola mas sem orégano, metade de x e metade de Y Z mas quero só metade do Z"

Kkk...ninguém faz isso no MC Donald's.

Temos que cobrar mesmo, quem quer rir tem que fazer rir e isso faz sentido. É negócio!
Rafael Rodrigo
Dono de Pizzaria
Dono de Pizzaria

Aqui desde: Quinta-feira - 30 Abr 2015, 17:54

Mensagempor 100%pizzaiolo » Quarta-feira - 16 Nov 2016, 17:12

Muito bem exposto o motivo da cobrança, para uns, como na propaganda de um app na TV, basta pôr molho, jogar um queijinhos e uma folhas de manjericão, qual a dificuldade? A mão-de-obra de ninguém deve ser desmerecido, só o trabalhador sabe, a visão de um consumidor é sempre muito restrito, não consegue abranjer tudo o que rola atrás de um simples prato, produto, todo o percurso até o produto final. Pensasse sempre que é apenas aquele pedido existente, tanto para ser feito quanto para ser entregue. Todas as atenções sobre detalhes exigidos para sua montagem, não um simples "joga" em cima de um disco. Entre dezenas de pedidos, com detalhes, horário, cuidados, ainda exigem agora, depois de um ano deste tópico, ser cobrado a média do valor da pizza meio-a-meio! Uma pessoa agora tem o direito de precificar o preço do trabalho de alguém sem saber de toda a sua logística?!!!! É o fim dos tempos mesmo! Logo virá a taxa por km, obrigação da venda do que quiserem em NOSSO ESTABELECIMENTO, entre outros absurdos que já ouvimos! Anexei uma imagem de algo que agora foi modificado pelos mesmos, um absurdo
Anexos
Screenshot_20161116-072142.png
100%pizzaiolo
Dono de Pizzaria
Dono de Pizzaria

Aqui desde: Quinta-feira - 26 Jun 2014, 04:35

Mensagempor 100%pizzaiolo » Quinta-feira - 17 Nov 2016, 20:18

:shock:  só jogar sobre a massa? diminuiu bem o serviço dos pizzaiolos!
1.2 do cheff 1.2 tropical.png
sabor meio a meio
100%pizzaiolo
Dono de Pizzaria
Dono de Pizzaria

Aqui desde: Quinta-feira - 26 Jun 2014, 04:35

Mensagempor Yuddi » Sábado - 05 Ago 2017, 13:26

Se me permitem dar minha opinião, acredito que poderia ser estudada uma solução intermediária para precificar pizzas meio a meio.

Vejo que cobrar pela média deixa o empresário em desvantagem, pois é necessário mais mão de obra sem que ele receba por isso. Por outro lado, cobrar pela maior tira do cliente a possibilidade de combinar dois sabores com preços muito diferentes, pois o preço final pode não compensar pegar a metade mais barata.

Então a minha sugestão é que se cobre pela média MAIS uma taxa fixa de sabores múltiplos, que pode ser diferente pra 2, 3 ou 4 sabores.

Dentro da minha cabeça parece que todos ficam felizes, pois o cliente tem mais opções de combinar sabores sem pagar exageradamente a mais, e o empresário recebe um valor adicional mesmo no caso do cliente escolher dois sabores do mesmo preço.

Mas essa é só uma opinião de quem está apenas planejando começar no negócio de pizzas. Apreciaria saber o que os mais experientes acham dessa ideia.
Yuddi
Colaborador
Colaborador

Aqui desde: Terça-feira - 01 Ago 2017, 13:00
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias