forno eletrico 240*+pedra refrataria+massa correta+tempo

Mensagempor hugo toledo » Terça-feira - 03 Jan 2017, 06:22

Ola,

a algum tempo venho testando e estudando como obter em casa uma pizza de qualidade com os aparatos que possuo que são:

FORNO ELETRICO (com resistencia apenas na parte de cima, fan force, temp max 240 graus C)

PEDRA REFRATARIA ( bem simples, 33cm, +- 1 cm espessura)

TEMPO DE FORNO - 15 min

MASSA - testei algumas e até entao a que mais me agradadou foi a seguinte, apesar de parecer bem pobre pro meu caso segundo o que tenho lido:

250g farinha de trigo
10g de fermento biologico seco
20g de açucar
10g de sal
1 colher de sopa de azeite
160g agua morna

tenho obtido os seguintes resultados conforme a metodologia utilizada:

1- Utilizando a massa fresca [/b]bem fina, percebo a massa da primeira pizza que eu coloco no forno assada embaixo com alguma coloraçao e crocancia, porem ainda nao dourada o suficiente para considerar uma otima pizza. Neste ponto as bordas ja estao começando a queimar, mas que para o meu paladar não é um problema pois me lembra as pizzas de forno a lenha de minha regiao.
A segunda pizza que eu coloco no forno a massa ja fica crua e branca embaixo.Imagino que a pedra tenha dissipado seu calor para a primeira pizza e necessite de mais tempo para reaquecer.

2- Pre assada por +- 3 minutos (ate surgirem as primeiras bolhas) consigo garantir um melhor padrao das pizzas e que a massa nao fique crua, porem até o recheio chegar ao ponto de cozimento que desejo (queijo borbulhando começando a gratinar) as bordas ja queimaram muito e a massa esta meio ressecada.

Com base nesses resultados, me ocorrem duas possibilidades:

1 - comprar pelo menos mais 2 pedras refratarias e tentar "revestir" o forno para tornar o forno mais quente e com o calor mais uniforme dentro dele

ou

2- comprar um outro forno com resistencia na parte superior e inferior.

Qual das opções voces indicariam e com base no relato que tipo de sugestoes e dicas poderiam me passar para obter melhores resultados?

Grande abraço e desde ja muito obrigado
hugo toledo
Colaborador
Colaborador

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 17 Dez 2016, 08:10

Re: forno eletrico 240*+pedra refrataria+massa correta+tempo

Mensagempor Soliani » Sexta-feira - 17 Fev 2017, 08:19

Uma das opções é:
Forno Elétrico Mueller de Bancada Sapore Inox 44 Litros feito no Brasil e com ótimo preço.
Com acabamento em aço inox escovado e frente toda espelhada. Você pode optar entre o timer sonoro, ou o timer contínuo, além do controle total da função grill que possui as resistências superior e inferior independentes com ajuste que vai de 50 a 300°C. Tem capacidade para 44 litros, Possui interior autolimpante e luz interna que permite acompanhar o preparo do assado.
E tem mais! O consumo de energia do Forno Elétrico Sapore Inox é 22% menor que a média de consumo dos outros fornos dessa categoria, isso porque ele tem isolamento térmico em todo o gabinete e dupla vedação na porta, impedindo que o calor escape.
Potência da Resistência Superior:750.
Potência da Resistência Inferior:1000.
Consumo aproximado de energia (kw/h):0,61 .
Obs: não sou representante desta marca!
Soliani
-----------
-----------

Aqui desde: Segunda-feira - 13 Fev 2017, 14:56
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias