Como Montar preços de venda

Mensagempor josearilson » Sexta-feira - 19 Mai 2017, 14:36

Boa tarde pessoal.

Seguinte, sou novato no ramo de Pizzaria e estou tentando montar os preços  das minhas pizzas.
Já fiz os cálculos de quanto gasto para produzir uma pizza do tipo Meio mussarela Meio calabresa, nas minhas contas gasto 12reais com produtos e gastos com água luz aluguel e outros, porém estou vendendo esse Pizza no preço de 22reais,.
Está correto vender a esse preço?
Oque vc acham?
josearilson
-----------
-----------

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sexta-feira - 19 Mai 2017, 14:21

Re: Como Montar preços de venda

Mensagempor RogerCampos » Domingo - 21 Mai 2017, 16:40

Olá Jose Arilson,

Essa sua pergunta é legítima, importante, mas muito complexa para responder apenas com as informações resumidas que passou. A melhor pessoa para responder isso é você mesmo.  Eu, particularmente, vendo superficialmente a sua margem, considero muito baixo o preço de venda, mas isso não quer dizer nada. É apenas uma impressão de quem está distante. Esses sabores de pizza que você mencionou tem margem muito apertada mesmo, são as "commodities" da pizzaria, ou seja, todo mundo oferece com qualidade muito parecida e o preço não vai variar muito do concorrente. Em marketing chamamos de "vacas leiteiras", eles tem o seu volume de produção bem constante, com margem de lucro bem ajustada, mas o maior valor agregado está em outros produtos da sua pizzaria, chamados "estrelas".

Para te ajudar na resposta, faça as seguintes considerações (faça outras se achar necessário):

:?:  Qual a média de preço praticado na minha região? Mais alto, mais baixo, igual? (se os concorrentes estão praticando preço mais alto é grande a possibilidade de vocês estar deixando de ganhar dinheiro. Deixar de ganhar é diferente de perder dinheiro)
:?:  Se o meu preço é mais baixo, a qualidade da minha pizza permite que eu o equipare ao mercado? (É o que eu faria nesse caso. Preço não pode ser a única vantagem de um produto. Clientes que procuram preço não são fiéis. Melhor vender 1 pizza a 30,00 do que 3 pizzas a 10,00 cada. É possível provar matematicamente isso).
:?: Se o meu preço é mais alto que o mercado, meu custo permite redução de preço? (não parece ser o seu caso, sinceramente. O melhor é procurar alternativas de fornecedores e marcas de produtos que proporcionem redução de custo. Incluindo aqui otimização no processo de produção. Fazer mais com menos. Ponderar se isso vai afetar a qualidade do produto e avaliar se vale a pena).
:?:  Meus clientes reclamam do preço atual ou não comentam nada? (Se o cliente não reclama de preço é porque provavelmente há margem para aumentar, ou, ele considera o preço justo, ou, ele não tem alternativa no mercado que pratica preços parecidos . Todavia, necessário estudar o equilíbrio entre a percepção de valor do cliente e o preço a se praticar).
:?:  Esse preço está atraindo clientes adicionais que passam a consumir produtos com maior valor agregado?
:?: A margem de retorno para essa pizza é satisfatória para meu negócio? Está dando lucro ou prejuízo? (uma forma de fazer isso é pelo método do custo ABC. Some o seu custo total + despesa total [são coisas diferentes]  e divida proporcionalmente pelos itens vendidos por você. Ex: se hipoteticamente, seu CT + DT representam SAÍDAS de 10.000,00/mês e a pizza em questão representa 40% da sua VENDA TOTAL, pegue esse mesmo percentual do CT+DT, ou seja, 4.000,00 [40% x 10.000,00] e retire do valor de venda da pizza que está pesquisando. Se a pizza vende 3.000,00/mês, o custo proporcional está 1.000,00 a maior que o faturamento da pizza [3.000,00 - 4.000,00]. Isso é prejuízo no item. Se, ao contrário, a pizza vende mensalmente 7.000,00, a margem de lucro do item está em torno de 3.000,00 [7.000 - 4.000,00]. Veja se esse retorno é satisfatório. Essa técnica é chamada de Custo ABC).

Espero ter ajudado de alguma forma. Tenho certeza que outros apresentarão formas alternativas para lhe ajudar.
RogerCampos
Colaborador
Colaborador

Aqui desde: Quinta-feira - 23 Mar 2017, 01:57
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias