calcular quantidade de insumos de acordo com o tamanho pizza

Mensagempor felipe023 » Terça-feira - 22 Ago 2017, 22:40

Boa noite. Por favor, como eu faço para saber qual quantidade de insumos usar nas pizzas, sendo estas de diferentes tamanhos? Por exemplo: para uma pizza de 35 cm, eu faço 350 g de massa, mais 350g mussarela, etc. Para uma pizza de 30, de 20 ou de 40, como eu calculo esta quantidade, sem ser discrepante demais em relação a retirada da porcentagem dos insumos para tamanhos menores? Existe algum cálculo ou fórmula que eu possa aplicar, ou vai do bom senso mesmo?
Obrigada!
felipe023
-----------
-----------

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Terça-feira - 22 Nov 2016, 21:57

Re: calcular quantidade de insumos de acordo com o tamanho pizza

Mensagempor Yuddi » Quarta-feira - 23 Ago 2017, 01:05

Oi Felipe!

Eu não tenho muita experiência com pizzas, mas tenho um pouco com matemática. Na minha visão de matemático, você deveria fazer os cálculos de modo a manter a proporção com a área da pizza, que é pi x (diâmetro/2)².

Porém, acredito que, dependendo do tamanho e da grossura da borda, o cálculo pode sofrer algumas complicações.

Na prática eu realmente não sei se vale a pena fazer as coisas de acordo com cálculos exatos, mas como sou matemático e desenvolvedor de aplicativos eu penso até mesmo em criar um app pra fazer cálculos desse tipo. Se acontecesse de ter uma demanda pra um app desse eu poderia até fazer um.
Yuddi
VIP
VIP

Aqui desde: Terça-feira - 01 Ago 2017, 13:00

Mensagempor felipe023 » Quarta-feira - 23 Ago 2017, 02:02

Oi, Yuddi, boa noite.
Obrigada pela colaboração.
Mas minha dúvida é se tem como eu estabelecer uma porcentagem entre as pizzas e seus tamanhos: por exemplo: quantos porcento a  menos de ingredientes eu posso colocar numa pizza de 30 cm em relação a de 35, ou quantos porcento a menos eu uso numa de 20 cm em relação a de 35cm, entende? Através deste cálculo eu posso chegar a isso?
Se você criar um aplicativo que ajude nessas situações vai ser bom pra muita gente. Com certeza têm muitas pessoas com esta dúvida e precisando de um "empurrãozinho" desses.
felipe023
-----------
-----------

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Terça-feira - 22 Nov 2016, 21:57

Mensagempor Yuddi » Quarta-feira - 23 Ago 2017, 05:34

Entendi! Acho que o modo mais natural pra isso é comparando as áreas das pizzas.

Por exemplo,
área de uma pizza de 35 cm = 3,14 x (35/2)² = 962 cm²
área de uma pizza de 30 cm = 3,14 x (30/2)² = 707 cm²

Então você divide 707 por 962, que dá uns 0,73. Isso significa que a pizza de 30 cm é 73% da pizza de 35. Então, por exemplo, se na pizza de 35 vai 300 g de mussarela, na de 30 deveria ir 300 x 0,73 = 219 g. Se na de 35 cm vai 100 g de camarão, então na de 30 cm vai 100 x 0,73 = 73 g. E assim por diante.
Yuddi
VIP
VIP

Aqui desde: Terça-feira - 01 Ago 2017, 13:00

Mensagempor Polianna » Sexta-feira - 25 Ago 2017, 17:39

Concordo com o Felipe um aplicativo e ótimo.
Polianna
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Terça-feira - 07 Mar 2017, 23:45
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias