Temperatura máxima do forno a gás

Mensagempor Yuddi » Quarta-feira - 30 Ago 2017, 00:30

Prezados,

Faz uma semana que estou com meu forno a gás Venâncio com infra e estou muito feliz porque hoje foi a primeira vez que consegui um excelente resultado!

Depois de fazer vários testes usando a massa fresca, pré assando a massa, colocando a pizza direto na pedra, etc...consegui uma pizza realmente satisfatória (pelo menos pra mim e pra minha esposa, eheh) fazendo o seguinte:
- Ligo o fogo da parte de baixo e deixo aquecendo por 20 minutos. O termômetro marca uns 300 ºC.
- Ligo o infra e deixo por mais 20 minutos aquecendo. O termômetro chega no máximo, que é 350 ºC.
- Coloco a pizza com massa fresca sobre uma tela de alumínio e coloco a tela em cima da pedra.
- Depois de 3 minutos a pizza fica pronta! A massa fica dourada por baixo e também nas bordas, e a mussarela ferve só em algumas pequenas regiões, mas é bem pouco.

Mas nesses testes eu assei só uma ou duas pizzas seguidas, e como o termômetro chega até o máximo, eu fico com um pouco de medo de usar o forno por um período mais prolongado.

Será que o forno pode estragar, mesmo que seja no longo prazo, se a temperatura de trabalho passar dos 350 ºC? É preciso ficar controlando a chama ou posso deixar o pau comer?
Yuddi
VIP
VIP

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Terça-feira - 01 Ago 2017, 13:00

Re: Temperatura máxima do forno a gás

Mensagempor Mestre Mauricio » Quarta-feira - 30 Ago 2017, 17:18

Yuddi,

o termometro não vai estragar não. Dependendo o modelo vc muda a posição da haste.

Ele não é preciso e nem é tão relevante para o uso desse tipo de forno.

Continue se dedicando que vai dar tudo certo!

abc

Me encontre no Facebook
Imagem

Conheça meu curso presencial!

ass.: Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor Yuddi » Quarta-feira - 30 Ago 2017, 17:27

Oi Mestre Mauricio. Obrigado pela resposta, mas na verdade minha preocupação é com o forno. É possível o forno chegar numa temperatura maior do que ele aguenta?
Yuddi
VIP
VIP

Iniciador deste tópico

Mensagempor Mestre Mauricio » Sexta-feira - 01 Set 2017, 23:44

Yuddi,

eu me referi ao termômetro porque só ele que é frágil nessa história. O forno aguenta tranquilamente chegar aos 400 graus sem sofrer avarias severas.

É claro que um forno trabalhando a 180 graus sofre menos do que trabalhando a 400 graus. Mas não é nada para ficar 'desesperado'  não.

Faz parte.

grande abraço

Me encontre no Facebook
Imagem

Conheça meu curso presencial!

ass.: Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor Yuddi » Sábado - 02 Set 2017, 03:02

Muito obrigado, mestre. Espero conseguir tirar o máximo desse "brinquedinho novo" e com todas as informações que tenho encontrado aqui no fórum vai facilitar muito. Vou seguir uma dica sua que encontrei em um outro tópico e comprar um termômetro de infravermelho, pois o termômetro que vem embutido no forno parece meio mentiroso. Realmente não sei se dá pra confiar nele.
Yuddi
VIP
VIP

Iniciador deste tópico
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias