Viabilidade do negócio pizzaria na cidade

Mensagempor Leoadv35 » Quarta-feira - 17 Jan 2018, 10:58

Bom dia membros do fórum de pizzarias,

Acredito que todos aqui trabalham ou, ao menos, pretendem trabalhar com pizzas.
Estou no segundo grupo.
Planejo abrir uma delivery.
Já tenho um esboço de plano de negócios, já fiz curso, e leio fóruns há algum tempo.
Entretanto, não consigo superar até o momento uma dúvida: o negócio pizzaria é viável em minha cidade, florianópolis?

Pois aqui já há pizzarias tops, no nível das boas de sampa. Várias deliverys. Tem dominos, patroni, pizza hut vai abrir novamente.

Floripa não é uma cidade tão grande quanto sampa, de modo que não sei se comporta tantas pizzarias como lá.

Daí minha dúvida sobre viabilidade.

Será que alguma boa alma pode me ajudar neste ponto? Qualquer informação já vai me ajudar.

Forte abraço.
Leoadv35
VIP
VIP

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Domingo - 16 Out 2016, 17:51

Re: Viabilidade do negócio pizzaria na cidade

Mensagempor Mestre Mauricio » Quarta-feira - 17 Jan 2018, 12:32

Na minha opinião é um negócio que pode ser inviável até mesmo onde Já exista quase a exaustão do setor pelo número de pizzarias instaladas.
Tudo vai depender do seu posicionamento e da sua capacidade de conquistar clientes e de criar novos clientes que não possuem hábito de consumo de pizza.
É claro que quanto mais competitivo for o local em que você montar a sua pizzaria mais necessário será buscar conhecimento...
Porém muita gente pensa que abrir uma pizzaria onde não tem concorrência é mais fácil... Mas muitas vezes não existe demanda rs

Enviado do meu Android

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor Leoadv35 » Quarta-feira - 17 Jan 2018, 12:47

Mestre Maurício,

bom dia,

Obrigado pela resposta.

Um dúvida.

Vc entende que pode ser inviável então, é isso?

Pizzaria de real qualidade,  na minha opinião, existem cerca de quinze, além de dominos e patroni.

mas existem muitas pizzarias de qualidade mediana, mediana alta, mas que possuem muitos clientes.

Viabilidade é importante de avaliar, pois temo perder tempo e recursos fazendo cursos, lendo foruns, para esbarrar neste primeiro requisito.

agradeço a presteza e opinião e no aguardo de outros membros se quiserem opinar.

um bom dia.

atenciosamente,

Leonardo Figueiredo
Leoadv35
VIP
VIP

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Domingo - 16 Out 2016, 17:51

Mensagempor Mestre Mauricio » Quarta-feira - 17 Jan 2018, 12:55

A questão do seu potencial de investimento é muito mais importante do que a análise de viabilidade,  porque se levarmos em consideração que já existem pizzarias instaladas e com bom movimento isso significa necessariamente que esse tipo de empreendimento já está sendo viável.

A questão é se você vai ter o potencial necessário para competir

Enviado do meu Android

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor BrunoGuanais » Quarta-feira - 17 Jan 2018, 13:45

Eu procuraria ir na contramão, verificar o que as outras não tem, fazer pizzas mais artesanais, longa fermentação, custo fixo baixo, poucos funcionários, ou seja, fazer uma pizza diferenciada e com preço justo.
BrunoGuanais
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Segunda-feira - 30 Out 2017, 00:24

Mensagempor Rafael Maffeis » Quarta-feira - 17 Jan 2018, 19:38

Concordo com o que foi colocado pelo Maurício.

A grosso modo, o fato de contar com muitas pizzarias (e você menciona a abertura de uma nova) já demonstra que esse é um produto para o qual há bastante demanda na sua cidade. É preciso ter em mente que você não pode ser MAIS UM dentro desse ecossistema. Estude o posicionamento das empresas já estabelecidas. Quais são os fatores críticos de sucesso para atuar nesse ramo dentro dessa região? Quais as forças e fraquezas de cada competidor? O que você pode desenvolver em termos de produto e/ou serviço que possa lhe garantir vantagem competitiva?,

Sua análise de viabilidade engloba a detecção da demanda pelo tipo de pizza que você deseja produzir - e para isso você precisará ir a campo (verificação da quantidade de entregas que a concorrência realiza em uma semana típica, pesquisa com os moradores para entender seus hábitos de consumo e preferências no que diz respeito a alimentação fora de casa, etc.), não tem jeito - e o quanto você está disposto a investir em virtude do retorno calculado (de posse da projeção da quantidade mensal demandada, e conhecendo seus custos fixos e variáveis, montarás fácil um fluxo de caixa para aferir o retorno dentro do período estipulado).

No fim das contas, é preciso encarar qualquer empreendimento como um investimento. Você conta com um montante X e tem uma série de opções para fazê-lo multiplicar. Pode aplicar na poupança (e esperar o pagamento dos seus sofríveis juros), CDB, alocar em fundos de investimentos, comprar ações, adquirir imóveis, ou... abrir uma pizzaria.

Lembre-se de um princípio financeiro básico, quanto maior for o risco de uma aplicação, maior deve ser o retorno exigido. Iniciar um negócio no setor alimentício é difícil, e prosperar requer muita dedicação, trabalho e estudo. Mas acredito que, se fizer tudo direitinho, acabarás com um retorno (financeiro e de satisfação pessoal) que não conseguiria atuando em uma empresa tradicional. Aguardando uma promoção que quase sempre não depende única e exclusivamente da qualidade do seu trabalho.

Enfim, divaguei à beça, mas sempre com a intenção de ajudar.

Abraços
Rafael Maffeis
Moderador
Moderador

Aqui desde: Quarta-feira - 19 Ago 2015, 20:28
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias