Pizza tradizionale vs "Pizza Brasileira" (a pizza é uma śo?)

Mensagempor gordoalfredo » Segunda-feira - 29 Out 2018, 12:28

Vou tentar escrever da maneira mas neutral e objetiva possível, antecipando a todos que  amo o Brasil, seu povo e suas costumes . Sobre todo da culinária autenticamente local. Mais, meus colegas pizzeiros, temos que reconhecer que o Brasil tem se tomado "licencias criativas" ao respeito da nossa amada: "preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, coberto com molho de tomate e os ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno."  nossa pizza. segundo a Wikipedia.

Eu, no meu pais Venezuela (aquele que só existiu até 2012) aprendí a me fazer chamar de pizzaiolo, perto de migrantes italianos, que chegaram a Venezuela na década dos 40. Tudo quanto eu achava que sabia sobre a pizza, vinha de Napolitanos, Sicilianos, Calabreses, e um que outro colombiano. Simples conhecimentos cheios de detalhes e segredos, para atingir a qualidade mínima dos clientes de aqueles dias, bem exigentes por sinal.

Tomate San Marzano (ou, um bastante similar adaptado ao nosso Caribe) Mozzarella, farinha de qualidade. e pronto, a mágica da pizza se dava junto a um Manjericão recém pego da horta caseira.

Quando a tirania começo a apertar, e tive que partir ou morrer, a pizza me fez sentir confiante de chegar em qualquer lugar do Brasil e ganhar a vida decentemente.

Crasso erro. Manaus me fez sentir na minha primeira noite de pizza, pelos estabelecimentos locais, que ia ter que aprender o oficio de novo.

Ingredientes, formas, bordas, pizza com ovo frito, com churrasco, com feijão, com peixe, massas temperadas, coisas que jamais vi em uma pizza, nunca e nenhum pais dos que comi pizza na minha vida .

Sou cara bem liberal e criativo, gosto de inovar, mais acredito que quando ingredientes e técnica mudam suficientemente um produto, e como para mudar o nome de ele. E tem muita coisa vendida no Brasil que ja não da para vender com o nome de pizza. Si tem banana frita, não e pizza... sim a massa não de trigo, tampouco e pizza...  

Por enquanto passa o choque, fico muito agradecido pela oportunidade de aprender uma grande quantidade de coisas sobre pizzaria que não conhecia... mais saibam que minha pizzaria, não serve maionese nem ketchup. Boravé sim consigo sobreviver com essa premissa.
gordoalfredo
VIP
VIP

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Terça-feira - 28 Ago 2018, 21:50

Re: Pizza tradizionale vs "Pizza Brasileira" (a pizza é uma śo?)

Mensagempor Marcelowac » Segunda-feira - 29 Out 2018, 20:10

Realmente, acho que colocar katchup e maionese numa pizza um ato criminoso (rs). Fico apenas no azeite!!
Marcelowac
VIP
VIP

Aqui desde: Terça-feira - 16 Out 2018, 20:50

Re: Pizza tradizionale vs "Pizza Brasileira" (a pizza é uma śo?)

Mensagempor Felipe Niterói » Segunda-feira - 29 Out 2018, 23:12

Boa noite, venho por está mensagem, lhe agradecer, por estar contribuindo não apenas com o forum, mas com o Brasil, sinta se abraçado por todos do fórum!
Felipe Niterói
-----------
-----------

Aqui desde: Segunda-feira - 27 Ago 2018, 20:39
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias