Vencedor 2014 do Expopizzaria Games - Guilherme Branzani

Mensagempor Mestre Mauricio » Sábado - 12 Jul 2014, 21:01

Na feira Expopizzaria de 2014 houve um campeonato de abertura de massa de pizza não-fermentada, arbitrado pelo grande Patrick Catapano.

O vencedor foi o Cheff Guilherme Branzani.

vencedor expo pizzaria games.jpg

As massas foram preparadas com a Farinha 101 para pizzas com 55% de hidratação, 2% de sal e batida de 10minutos. Depois, foram refrigeradas por 24h e levadas ao local do concurso onde estiveram protegidas em caixa plástica não-térmica.

Como sabemos que há um tempo ideal de fermentação que facilitaria a abertura das massas em determinado tempo, caso houvesse fermento, venceria com facilidade aquele que apenas 'observasse' e esperasse o momento propício... ENTRETANTO AS MASSAS NÃO ERAM FERMENTADAS.

O trabalho de abrir as massas, então, era bem complicado!

Durante a competição o desejo de vencer e receber o prêmio e o status estava no semblante de QUASE todos os competidores, porém, alguns estavam extremamente focados e tensos almejando a vitória.

Pelas regras, a massa deveria estar igual ou maior que 35cm de diâmetro e sem furos, sendo permitido pressionar e bater na massa para 'remendar' como usualmente os pizzaiolos fazem. Havia uma tela para pizzas na medida apropriada usada como referência para que os competidores dirimissem qualquer dúvida a respeito do tamanho apropriado.

Após a abertura das massas pelo meu amigo Jean, funcionário do Branzani, foi a vez dele. Eu estava lá e foi 'tenso', porque o Patrick Catapano aprovou as massas abertas e declarou que o tempo fossem marcado, sendo que uma delas até poderia ser 'questionada' por menos de 0,5cm. Ou seja, era só dar um tapinha que o tempo do Cheff Branzani ainda seria muito abaixo do segundo colocado. Pelo menos 1 minuto.

Para todos os competidores, sempre que a massa aberta estivesse menor que a referência, o Patrick dizia: "arruma aquela ali..." e a pessoa ajeitava em alguns segundos...

Dois dos competidores questionaram o tamanho da massa mencionada acima, indicando que o tempo deveria ser acrescido ou não deveria ter parado (se opunham à decisão tomada). Então o árbitro, visivelmente assustado com a infantilidade do pedido de impugnação precipitou-se e tirou a massa do lugar, colocando-a no 'descarte' e disse 'abre mais uma de novo Branzani?!'. (não precisava ter descartado, era só dar uma puxadinha...)

Então eu disse: "Poxa... mas abrir do zero eu acho injusto porque era só dar uma empurradinha de nada..." E o mesmo discurso foi repetido por outras pessoas da platéia, inclusive outros competidores.

Aí os outros oponentes, INJUSTAMENTE, insistiram que o pizzaiolo deveria abrir um nova massa do zero, somando ao tempo total. Ou seja, uma baita penalização! Na minha opinião, como todos os oponentes simplesmente esticavam mais um pouco suas massas quando elas não estavam na medida, era inacreditável ouvir os oponentes dizendo "soma o tempo de uma nova massa, do zero!" (eu não gosto de injustiças)

Então chamaram outras pessoas da organização do evento, foi uma falação disso e daquilo até que acharam por bem pedir ao Branzani para fazer todo o esforço novamente, do zero.

EU SAÍ DE PERTO porque achei errado e não gosto de coisas erradas. Quando eu voltei, não sei o que houve e ele teria que fazer ainda uma terceira vez, sendo precedido pelo próprio Patrick que nem competidor era. O árbitro daria uma breve demonstração...

Nesse meio tempo, depois de vê-lo já suado e cansado, lembro apenas de ter dito: "calma aí Branzani. O glúten sem fermentação fica muito duro. Não adianta querer forçar muito que vai rasgar..." (não sei dizer se isso ajudou ou atrapalhou)

Não quis ver a abertura final. Apenas soube que foi muito mais rápida que as anteriores e mais de um minuto mais rápida que o segundo colocado. Não tenho dados oficiais em mãos para dizer com mais precisão.

No fim das contas, nosso querido membro foi vencedor, recebeu alguns presentes e um cheque de R$1000 (hum mil reais).

Decidi que vou treinar esse ano inteiro e lutar pelo 6º lugar em 2015, 4º em 2016 e 2º lugar em 2017. Será?! ;)

Ficam meus parabéns a todos os competidores.

Para encerrar: ouvi dizer que o segundo colocado é o primeiro derrotado. Eu penso que esse ditado é infantil. Competir é muito importante e ser um dos 10 pizzaiolos mais rápidos da competição é algo fantástico e deve ser comemorado.

Todos os competidores foram melhores do que eu iria. E não há vergonha nenhuma nisso para mim.

Nenhum deles foi melhor que o Branzani. E não há vergonha nenhuma nisso.

att
abc

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Re: Vencedor 2014 do Expopizzaria Games - Guilherme Branzani

Mensagempor clebercorona » Domingo - 13 Jul 2014, 09:45

Vi apenas uma parte da competição, minha vontade de abrir massa com as mãos iniciaram após ver um vídeo do Branzani ensinando e digo o cara é um bom professor, ainda sai meio tortinho, algumas ficam bonitas, uma ou outra perfeita, más vale assistir.
clebercorona
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Segunda-feira - 03 Mar 2014, 11:32

Mensagempor Nilson » Domingo - 13 Jul 2014, 12:30

Mauricio...em virtude destas infantilidades e falsidades entre os que precisam aparecer para ser notado, ficamos nós VENDEDORES DE PIZZAS que procuramos o melhor caminho para aumentar as vendas e qualidades de nossos produtos....por conhecimento de alguns intitulados CHEFF e saber e presenciar as atitudes degradantes dos mesmos eu tratei de cortar o vinculo de amizade e com isso não ficar sabendo das tramoias dos mesmos....mas bastou eu ir um dia na feira EXPO para escutar tanto casos de sacanagem que eu percebo que acertei em gênero numero e grau de me afastar dos mesmos....Pizzaria Toatoa 11 anos no seguimento trabalhando no mesmo endereço .............

Nilson
Colaborador Especial
Colaborador Especial

Aqui desde: Sexta-feira - 11 Jul 2014, 14:09

Mensagempor Mestre Mauricio » Segunda-feira - 14 Jul 2014, 00:18

Nilson,

tá aí uma coisa que eu acho muito importante a pessoa analisar:
"O que eu quero? Quero ser autor de pizzas lindas que não vendem ou quero vender pizzas ou quero ganhar campeonatos?"

É complicado conseguir tudo isso o tempo todo! Sendo que, por sermos o Fórum de PIZZARIAS, nos esforçamos por orientar a respeito de PIZZARIAS e não de 'pizzas' isoladamente.

Justamente por isso penso que esse seu 'desabafo' é relevante: queremos possuir negócios saudáveis e lucrativos, justos e honestos ou queremos simplesmente aparecer, brilhar, tirar fotos de pizzas etc!?

Digo isso porque, como vc sabe, não sou dono de pizzaria, mas eu trabalho pelo sucesso dos donos de pizzarias. Sou um simples consultor.

Nesse aspecto acho bastante complicado quando alguém quer ser 'tudo' e sempre 'em primeiro'.

Eu já falei para o meu amigo Branzani que ele tem grandes qualidade e tem seus defeitos, porém, nem sempre as pessoas aceitam esse fato nas outras pessoas ou em si mesmo. Acabam escondendo defeitos, exaltando qualidade ou rejeitados pessoas por suas pequenas falhas!

Ainda não visitei a pizzaria Toatoa, mas pretendo! Chegando lá ficarei feliz de ver um "negócio" dando certo. E não quero ver um pizzaiolo "que se acha", tirando fotos de pizzas QUE NÃO VENDEM e mentindo em busca de lucro.

Na competição mencionada não sei dizer quantos estavam querendo aparecer, buscando o prêmio ou com falsidades. Mas posso dizer que 2 competidores 'fizeram feio'. E eu espero que eles aprendam com essa falha.

Todos nós erramos. E somente os melhores de nós aprendem com os próprios erros, humildemente...

E digo mais: também ouvi várias histórias de várias pessoas na feira e fiquei pensando em um futuro melhor para todos!

Quem sabe, no futuro, as pessoas não se tornam menos interesseiras e mais amigas? Menos competitivas e mais colaborativas?

Vamos trabalhar em prol disso?

att
abc

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor Nilson » Segunda-feira - 14 Jul 2014, 01:40

Sim meu amigo...vc esta certo também...e aguardo a sua visita para trocarmos figurinhas....

Nilson
Colaborador Especial
Colaborador Especial

Aqui desde: Sexta-feira - 11 Jul 2014, 14:09
Regras do fórum
O Fórum de Pizzarias não controla a qualidade das feiras inseridas aqui por seus membros nem recomenda diretamente o comparecimento a qualquer das feiras listadas aqui.