Quanto custa fazer um curso de pizzaiolo?

Mensagempor Mestre Mauricio » Terça-feira - 18 Fev 2014, 18:35

E aí? Quanto custa um curso de pizzaiolo?!

A pergunta é ambígua e encerra duas concepções distintas:

qual é o custo para o aluno?
qual é o custo para quem ensina?

Vamos analisar pelo segundo lado primeiro:

Quando o 'professor' dos pizzaiolos faz isso como um hobby esporádico, o 'custo' da mão de obra é zero. Ele ensina por alegria e por prazer PORQUE POSSUI OUTRA FONTE DE RENDA. Justamente porque não é possível 'viver' sem dinheiro. Ninguém paga as contas 'com amor' e nem se alimenta de 'carinho'. Em um mundo cada vez mais 'capitalista' nós usamos dinheiro para praticamente tudo. PRATICAMENTE! (pelamordedeus)

Quando o 'professor' faz isso por profissão, somente isso e nada além disso, o 'custo' da mão de obra é bem alto. Ele precisa calcular todos os seus gastos pessoais em cima de uma expectativa de turmas e aproveitar o tempo livre para se desenvolver mais na área e, porque não dizer, ficar com a família!

Existe um outro modo de ver esse custo: professores que fazem mil e uma coisas e "ensinam' para COMPLEMENTAR A RENDA. Nesse caso, o custo com a mão de obra fica um intermediário entre o primeiro e o segundo, algo que facilita um pouco as coisas...

Mas existe um outro aspecto do 'custo'. Ninguém aceitaria "carregar um caminhão de areia, sozinho, por hobby". Da mesma maneira que raramente alguém vai querer 'pagar' altas somas para quem apenas "ajudar a varrer a rua depois que o caminhão foi descarregado..."

Esse outro custo, popularmente, chamamos "o baita trabalho que deu para fazer isso".

Então, do ponto de vista do professor temos de analisar "se o cara ensina para viver e se deu um baita trabalho para ele". Olhando assim, À primeira vista, temos um panorama de 'custo'.

Há também o 'investimento' em instalações, insumos, utensílios, equipamentos e outras coisas que, em geral, não vai mudar 'tanto assim' de um curso para outro. Muda muito. Claro. Só não vai pesar, diretamente, no 'custo para o aluno'.

**
E o custo para o aluno?
Geralmente as pessoas analisam apenas o quanto gastariam com transporte, com acomodação e com o pagamento direto ao professor ou instituição. Raramente as pessoas pensam no conhecimento e no aprendizado em si. E É O CONHECIMENTO QUE IMPORTA NO FIM DAS CONTAS.

Isso significa que, para o aluno, além de todos os custos 'monetários', é preciso analisar "quanto custa não fazer o curso?"!

Ou seja: se eu tentar descobrir as respostas no dia-a-dia, fizer meus próprios testes e analisar meus próprios acertos e erros, quanto isso vai me custar?!

Então, meus amigos, entra o grande "Xis" da questão! Algo muito complicado MESMO de se analisar diretamente...

Para isso, então, eu resolvi fazer uma 'análise indireta' de "QUANTO CUSTA NÃO FAZER NENHUM CURSO?"

Então, conversando com vários pizzaolos de diversas pizzarias, eu perguntava: "você teve treinamento ou foi contratado pela experiência?" e falando com diversos donos de pizzarias eu perguntava: "você fez cursos sobre o assunto ou foi aprendendo no dia-a-dia?"

A óbvia resposta mais surpreendente foi que:

os donos mais excelentes de todos e os pizzaiolos mais excelentes de todos raramente tinham feito cursos formais. Eram 'amadores' e 'amantes' apaixonados aprendendo o tempo todo, sem curso 'formais'.

os donos ótimos e os pizzaiolos ótimos quase sempre fizeram cursos diversos, formais ou não. E ainda tinham muito interesse no assunto.

os donos mais atrasados, travados e quase falidos RARAMENTE FIZERAM QUALQUER CURSO (e eram cheios de razão). Os pizzaiolos mais atrasados e travados RARAMENTE FIZERAM QUALQUER CURSO (e até se ofendiam em tocar no assunto).

Então, a lição que ficou no meu coração foi a seguinte:
buscar a humildade dos apaixonados, de aprender o tempo todo.
buscar a humildade dos ótimos, de PAGAR PARA APRENDER, formalmente, pacientemente.
FUGIR da arrogância dos maus exemplos, que não querem aprender nem com a vida nem com os semelhantes.

Sim. Havia uns poucos que, por mais que se esforçassem, não conseguiam. E uns poucos arrogantes extremamente competentes.

EM GERAL, NA MINHA OPINIÃO:

SEMPRE QUE PUDER FAÇA CURSOS.
TODAVIA SE APAIXONE, HUMILDEMENTE, PELAS REDONDAS!

o resultado tem mais chances de compensar!

espero que minha 'pesquisa não oficial' tenha sido útil.

att
obrigado

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Re: Quanto custa fazer um curso de pizzaiolo?

Mensagempor Douglas Sampaio » Segunda-feira - 07 Abr 2014, 20:19

Exatamente o que penso,
verdadeiros amantes de pizza nunca param de apreender pois apreender é prazeroso, é uma novidade  é surpreendente.
puxa vida como é bom entrar neste fórum debater , apreender com este monte de feras que aki tem.

Compartilhar os cursos que estes gigantes lecionam, Guilherme Branzani, Wilian Gazal, Adenilson, Mauricio Braga, Mauro Jonas etccc etcccc etcccc amantes das redondas , pessoas que se dedicam realmente e não guardam segredo ....

muito obrigado
muito obrigado mestres to engatinhando mas com dedicação e ajuda de vcs chego lá....
Douglas Sampaio
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Segunda-feira - 03 Mar 2014, 19:53

Mensagempor Risamfer » Domingo - 07 Dez 2014, 13:37

Nisso posso dar palpites. Nunca fiz pizzas, mas estou há muitos anos dentro de uma cozinha profissional.
Em cozinha nada se cria, tudo se copia!
A sua opinião do q cozinha é irrelevante. O q pesa é a opinião de quem come.
Uma frase, um detalhe ou uma palavra q apreenda, vale um curso, um livro ou uma assessoria. Por mais de uma vez observei q um pequeno detalhe despercebido em uma palestra, foi o responsável por uma grande modificação em uma cozinha.
Risamfer
Dono de Pizzaria
Dono de Pizzaria

Aqui desde: Quinta-feira - 04 Dez 2014, 11:48

Mensagempor Mestre Mauricio » Quarta-feira - 10 Dez 2014, 17:40

Risamfer,

eu acredito que até mesmo aquilo que "se cria" como inovação, das duas uma:
1) foi baseado em algo que já existe
2) já foi criado por outra pessoa, muito antes, e a gente nem imaginava.

Vou dar um exemplo: há uns 2 anos tive a 'ideia' de colocar cenoura ralada no molho de tomate para engrossar e tirar a acidez. Super inovador. A cenoura derrete e ele engrossa.

Isso é feito há mais de cem na holanda! kkkk

E eu achando que inventei a roda. kkk

abc

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor Thiago Miquéias » Terça-feira - 01 Set 2015, 16:28

Ola,gostaria de saber se alguém tem o conhecimento de algum curso de pizzaiolo no interior de são Paulo ou capital mesmo!!
Região de campinas...
Estou pretendendo abrir uma pizzaria e eu mesmo serei o pizzaiolo,então qualquer ajuda seria bem vinda!!
Eu já trabalhei na dominó s pizza então tenho um pouco de noção!!
Thiago Miquéias
-----------
-----------

Aqui desde: Terça-feira - 01 Set 2015, 12:33

Mensagempor Rafael Maffeis » Quarta-feira - 02 Set 2015, 18:45

Oi Thiago,

Tem alguns tópicos no fórum que tratam de diferentes cursos, mas para poder lhe dar uma ajuda mais específica algumas perguntas se fazem necessárias:

- Quer um curso para aprofundar no ofício de elaboração das pizzas?
- Procura um curso que mostre mais o funcionamento do dia a dia de uma pizzaria?
- Deseja uma formação mais técnica, que englobe aspectos relacionados às normas da ANVISA e aborde também a elaboração de outros produtos?

Adianto que vale a pena procurar pelos cursos ministrados pelo Sr Pizza (na Casa Verde), pelo Hassin, pelo William Gazal e pelo Guilherme Branzani. Não fiz nenhum deles ainda, por conta de incompatibilidade de agenda, mas estou considerando seriamente o do Sr Pizza para começar.

Abs
Rafael Maffeis
Moderador
Moderador

Aqui desde: Quarta-feira - 19 Ago 2015, 20:28
Regras do fórum
O Fórum de Pizzarias não tem controle sobre os cursos e feiras nesta seção e nem tem condições de verificar diretamente sua qualidade. Os membros que recomendam ou discordam da recomendação são livres para opinar.