Curso de pizza pizzaiolo do SENAI SP

Mensagempor Mestre Mauricio » Sexta-feira - 29 Jul 2011, 12:45

"O video começa com uma abordagem inicial mostrando equipamento e rompendo o mito de que somente pessoas especiais podem fazer pizza. Uma das professores já vai logo dizendo: fazer pizza exige força de vontade.

Alguns alunos ficam surpresos aos descobrir que o segredo da padronização é calcular e dimensionar as receitas com cuidado. Outros ainda pensavam que fariam suas pizzas "na mão", quando, hoje, não possuir equipamentos em uma pizzaria é uma grande furada.

A professora usa a expressão "fórmulas" em lugar de 'receitas' e se refere ao processo como um processo químico balanceado. Típica linguagem da indústria, à qual o SENAI se filia.

De forma sintética, a professora diz que somente 4 ingredientes são necessários em uma massa de pizza:
sal, farinha, água, fermento

"toda pizzaria tem de ter masseira?" pergunta o repórter
"sim, ou ter um pizzaiolo bem troncudo para amassar na mão" diz a professora sorrridente

Em seguida o vídeo mostra o trabalho da masseira do tipo parafuso vertical, de porte médio para grande, com capacidade para uma boa produtividade e o testemunho de alunos.

A maioria dos alunos pretende "abrir uma pizzaria" e por isso está no curso. De acordo com a professora, 80% dos que fazem o curso querem abrir uma pizzaria. Para ela, isso não significa um excesso de pizzarias no mercado.

4:32 Depois de demonstrar a massa,  a professora parte para demonstrar o molho. Para o molho:
tomate, óleo, água, orégano, sal e açúcar. O segredo do bom molho, para ela, é o carinho.

Molho pronto processado, segundo ela, não é bom.

5:15 Os alunos brincam e falam sobre abrir a massa de pizza e sobre a ansiedade de preparar a primeira pizza.
Mesmo rapidamente, no vídeo, vemos que eles assam suas redondas em um forno da Marca DiVolpi modelo básico (para quem não conhece, veja o tópico dos fornos compactos para uma pizza por vez)

O resultado final são belas pizzas recebidas com aplausos, mesmo sendo somente o segundo dia de aulas. Por isso, um dos alunos acrescenta: "você pensa que é algo de outro mundo, mas depois vc vai pegando o jeito na hora"

Video promocional do SENAI de São Paulo mostrando os bastidores de um dos mais importantes cursos de pizzaiolo da cidade, não apenas pelo profissionalismo, mas, principalmente, pelo nível técnico transmitido aos alunos.

Não se trata de um curso poético ou filosófico, mas de um curso altamente prático e moderno que ensina muita coisa importante (NENHUM CURSO ENSINA TUDO)

Me encontre no Facebook
Imagem

Conheça meu curso presencial!

ass.: Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Re: Curso de pizza pizzaiolo do SENAI SP

Mensagempor Thales » Quarta-feira - 11 Jan 2012, 01:06

Estou querendo me inscrever nesse curso, vou buscar maiores informações.

Muito bom esse tópico. Parabéns!
Thales
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Terça-feira - 03 Jan 2012, 23:11

Mensagempor Herminio Campos » Quarta-feira - 28 Mai 2014, 11:41

Mestre,

você indica algum curso de pizzaiolo aqui na cidade do Rio de Janeiro?

Grande abs
Herminio Campos
Colaborador
Colaborador

Aqui desde: Quarta-feira - 28 Mai 2014, 01:01

Mensagempor Mestre Mauricio » Quarta-feira - 28 Mai 2014, 11:47

Herminio,

cursos de empresas maiores como Senai e Senac são sempre muito úteis e importantes. Tenho pouco conhecimento da sua região para poder indicar cursos. Aqui em SP eu indico apenas o curso do Branzani. www.gigantesdapizza.com.br justamente por sua metodologia imersiva e intensiva.

att
abc

Me encontre no Facebook
Imagem

Conheça meu curso presencial!

ass.: Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Re: Curso de pizza pizzaiolo do SENAI bh

Mensagempor wanderlea » Quarta-feira - 05 Jul 2017, 22:26

em belo horizonte tem curso de pizza tambem
wanderlea
VIP
VIP

Aqui desde: Terça-feira - 04 Jul 2017, 19:53
Regras do fórum
O Fórum de Pizzarias não tem controle sobre os cursos e feiras nesta seção e nem tem condições de verificar diretamente sua qualidade. Os membros que recomendam ou discordam da recomendação são livres para opinar.