Alguns alunos ficam surpresos aos descobrir que o segredo da padronização é calcular e dimensionar as receitas com cuidado. Outros ainda pensavam que fariam suas pizzas "na mão", quando, hoje, não possuir equipamentos em uma pizzaria é uma grande furada.
A professora usa a expressão "fórmulas" em lugar de 'receitas' e se refere ao processo como um processo químico balanceado. Típica linguagem da indústria, à qual o SENAI se filia.
De forma sintética, a professora diz que somente 4 ingredientes são necessários em uma massa de pizza:
sal, farinha, água, fermento
"toda pizzaria tem de ter masseira?" pergunta o repórter
"sim, ou ter um pizzaiolo bem troncudo para amassar na mão" diz a professora sorrridente
Em seguida o vídeo mostra o trabalho da masseira do tipo parafuso vertical, de porte médio para grande, com capacidade para uma boa produtividade e o testemunho de alunos.
A maioria dos alunos pretende "abrir uma pizzaria" e por isso está no curso. De acordo com a professora, 80% dos que fazem o curso querem abrir uma pizzaria. Para ela, isso não significa um excesso de pizzarias no mercado.
4:32 Depois de demonstrar a massa, a professora parte para demonstrar o molho. Para o molho:
tomate, óleo, água, orégano, sal e açúcar. O segredo do bom molho, para ela, é o carinho.
Molho pronto processado, segundo ela, não é bom.
5:15 Os alunos brincam e falam sobre abrir a massa de pizza e sobre a ansiedade de preparar a primeira pizza.
Mesmo rapidamente, no vídeo, vemos que eles assam suas redondas em um forno da Marca DiVolpi modelo básico (para quem não conhece, veja o tópico dos fornos compactos para uma pizza por vez)
O resultado final são belas pizzas recebidas com aplausos, mesmo sendo somente o segundo dia de aulas. Por isso, um dos alunos acrescenta: "você pensa que é algo de outro mundo, mas depois vc vai pegando o jeito na hora"
Video promocional do SENAI de São Paulo mostrando os bastidores de um dos mais importantes cursos de pizzaiolo da cidade, não apenas pelo profissionalismo, mas, principalmente, pelo nível técnico transmitido aos alunos.
Não se trata de um curso poético ou filosófico, mas de um curso altamente prático e moderno que ensina muita coisa importante (NENHUM CURSO ENSINA TUDO)