Assaltos: Recomendações para evitá-los

Mensagempor ANDRE PRIMO » Quinta-feira - 22 Mai 2014, 18:31

Boa Tarde a todos !

Tenho inúmeras duvidas e me registrei no fórum para obter as informações com quem é do ramo e apaixonados pelo assunto, dentre todas as duvidas e questões abordada no fórum sinto falta de uma questão um quando chata e muito desagradável : a vulnerabilidade e a propensão a assaltos das pizzarias delivery !

O que podemos fazer juntos?

Quem já teve esse tipo desagradável de experiência que conselho gostaria de
compartilhar:

Podemos investir em infra estrutura patrimonial? Ex: câmeras, iluminação, segurança, etc.

Temos que ficar atentos aos nossos colaborados?

Antes de fato abrir a pizzaria, gostaria de opiniões a respeito desse assunto, se possível claro! Já me encontro com os devidos recursos e local próprio para a abertura da mesma, porém tenho algumas duvidas questões a serem divididas.

Desde já agradeço a colaboração de todos!
:o  :shock:  :(
ANDRE PRIMO
-----------
-----------

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 17 Mai 2014, 01:51

Re: Assaltos: Recomendações para evitá-los

Mensagempor Mestre Mauricio » Quinta-feira - 22 Mai 2014, 22:40

Andre,

existem algumas recomendações que ajudam bastante a diminuir o problema de assaltos em regiões propensas a isso, entre elas:

1) priorizar o recebimento em cartões de débito e crédito
2) minimizar o fluxo de dinheiro vivo no caixa e com entregadores.
3) dificultar o acesso a somas de dinheiro maiores usando cofres com aviso "boca de lobo". Isso quer dizer que vc contrata uma empresa que somente ela tem acesso à retirada desse cofre, coloca os avisos da empresa em vários lugares e não fica com a chave do cofre. Deixa somente com a empresa e pronto.
4) Evitar que o caixa fique em local de fácil acesso para quem entra e sai. Quando mais 'complicado' for chegar ao caixa e sair dele, menos propenso a assaltos
5) Evitar que o caixa fique em local 'invisível' para evitar os roubos com arma oculta
6) Evitar que os clientes vejam o conteúdo da gaveta de dinheiro. O cliente de hoje pode ser o ladrão de amanhã monitorando o negócio.
7) Calcular o investimento em segurança privada. Em muitos casos o ladrão não assalta porque o risco de resistência não compensa. Uma coisa é trocar tiro por 20 mil reais. Outra coisa é trocar tiro por 2 mil reais...
8) Investir em câmeras que transmitam pela internet e possuam visão infravermelha, preferencialmente alimentadas por energia de bateria recarregável do tipo 'nobreak'.
9) Investir em backup de conexão de internet das câmeras, por exemplo, usando cabo de rede local e rede wifi. Caso o malandro corte a rede local o wifi assume a transmissão. (pode até combinar com o wifi do vizinho)
10) Manter todos os funcionários registrados e manter um cadastro com todos os dados deles e fotografia. Muitos roubos são de ex-funcionários sem registro que, ao invés de reclamar direitos trabalhistas, querem receber em 'masseira e computador'. rs rs
11) Evitar ao máximo ficar dando informações sobre entrada e saída de recursos e volume de vendas a terceiros.
12) Evitar realizar pagamentos a fornecedores durante o expediente
13) Manter um bom diálogo com a equipe de polícia militar mais próxima, especialmente postos e quiosques ou batalhões.
14) Dificultar ao máximo a retirada de equipamentos da pizzaria, por exemplo, parafusando equipamentos no chão ou usando molduras metálicas discretas chumbadas no chão ou na parede.
15) Colocar câmeras em locais visíveis e também colocar câmeras em locais menos visíveis mas que dêem a chance de identificar os criminosos
16) Pagar por sistemas online de backup das imagens ou manter serviço de backup particular remoto
17) Evitar ao máximo qualquer tipo de discussão com qualquer cliente a respeito de divergências de valores de pagamento de comanda. Há clientes bandidos apenas procurando um único motivo para fazer o mal.

De imediato consegui lembrar dessa recomendações, mas eu acho que seria uma insanidade tentar colocar todas em prática. Em quase todos os casos apenas algumas delas já bastam para minimizar o problema.

A última recomendação é: em caso de assalto;
evite olhar nos olhos do bandido,
evite questionar
evite ficar de frente para a linha de tiro
Deixe as mãos à mostra o tempo todo
não faça movimentos bruscos
fale o mínimo necessário e demonstrando o maior respeito do mundo.

Lembre-se: quase sempre o assaltante está mais nervoso que o assaltado, mas a vítima não fará mal a ninguém caso se desequilibre. Já o ladrão, em caso de desequilíbrio, pode virar um assassino...

att

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor ANDRE PRIMO » Sexta-feira - 23 Mai 2014, 18:20

Mauricio Braga,

Obrigado pelas recomendações e claro loucura colocar todas em pratica, mas vou seguir boa parte delas!

E trago outra questão a tona : No meu futuro empreendimento temos quase que 5 pizzarias como concorrentes diretos, sera que devo me preocupar em relação a assaltos assistida financeiramente por esses concorrentes, trago uma novidade em relação ao atendimento que as mesmas possuem, mas qualidade inferior !

Tive a oportunidade de fazer uma pesquisa de rua/satisfação em relação as pizzarias da região com os munícipes e de alguma forma isso não agradou meus FUTUROS concorrentes.
ANDRE PRIMO
-----------
-----------

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Sábado - 17 Mai 2014, 01:51

Mensagempor Mestre Mauricio » Sexta-feira - 23 Mai 2014, 18:40

Mesmo sendo algo mais raro, mas pode acontecer de um concorrente financiar um crime para desgastar vc.

Nesse caso não há muito o que fazer, a não ser praticar a política da boa vizinhança.

Eu acho que é importante também reforçar as suas qualidades sem dizer que eles tem defeitos e sem dar a entender que somente vc tem qualidades.

Eu acredito que isso minimiza muitas inimizades.

att

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor Johnny » Sexta-feira - 23 Mai 2014, 23:21

Um concorrente mandar te assaltar eu acho dificil,bem dificil,quase improvavel.

Acho que mandar matar é mais facíl,rsrsrs.

Quando eu abri a pizzaria eu tinha só um concorrente,hoje são treze,fora os aventureiros que já fecharam.
Não ia conseguir "apagar" todos,então aceitei a concorrencia kkkk.

Brincadeiras a parte,seu concorrente pode se tornar um grande parceiro seu,desde que vc,tambem seja dele. Não coloque preço muito abaixo pra tentar "roubar" clientes,procure os insatisfeitos como vc mesmo diz,faça seu melhor e as coisas acontecem.

Eu tomo todas as preucações possiveis e já fui assaltado 10 vezes.

Tem uns ladrões "legais",outros gostam de bater na gente,mas é a vida,não conheço nenhum dono de pizzaria que já não foi assaltado e não apanhou de ladrão,mas passa a gente acostuma.

abs
Johnny
Colaborador Dedicado
Colaborador Dedicado

Aqui desde: Quarta-feira - 17 Ago 2011, 02:09
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço
e) quaisquer assuntos relacionados a pizzas e pizzarias