por Mestre Mauricio » Terça-feira - 24 Jun 2014, 20:11
Rapnull,
quis dizer em $$$ e não tempo, apesar do tempo ter sua importância também. Com todo respeito, eu não acredito que 'o olho do dono engorda o gado', mas penso que realmente seja importante o dono ser uma pessoa de visão.
Esse ditado não me agrada porque dá a entender que o dono tem de estar presente para o gado engordar... rs...
O que eu penso é que seja assim: eu sozinho, dono do gado, consigo alimentar perfeitamente 4 bois sem erro nenhum.
Usando tecnologia, planejamento e 4 funcionários alimentamos 40 bois sendo que 15 ficam sem erro, 15 ficam razoáveis e 10 ficam abaixo da crítica, sendo que o dono do gado gerencia o projeto e o trabalho.
Em suma, quando nossos olhos se afastam, na minha opinião, os "erros" se multiplicam, mas os acertos também e o negócio pode 'estourar' ainda mais porque 'de longe se vê mais amplamente'
Digo isso porque, se listarmos as 100 melhores pizzarias do país no quesito que a pessoa quiser, tais como qualidade, agilidade, preço etc, eu acredito que em pouquíssimas veremos o dono atrás do balcão ou diante do forno. Eu penso que em grande parte delas o dono aparece para 'passear' enquanto funcionários, herdeiros e outros estão na labuta.
Eu conheci um camarada que dizia uma coisa interessante e que eu penso que faz todo sentido:
vc contrata um gerente por R$1200 sem carteira assinada, morrendo de medo do cara te roubar, desconfiando o tempo todo, vigiando o tempo todo e quer que o negócio cresça? Aí vc fica 6h por dia 'ajudando' o negócio. É como se vc também ganhasse R$1200.
Ele continuava:
vamos supor que vc registre um gerente bem escolhido ganhando R$4000 com carteira assinada e tudo mais. Ele, fatalmente, vai 'tocar' o negócio para vc e vc aparece no seu negócio 1h por dia.
Se, no primeiro caso, o negócio rende R$6000 de lucro livre para o dono embolsar, pensa bem, trabalhando 6 horas por dia e sem direitos trabalhistas? Será que vale a pena??
E ele continuava: vamos imaginar que, por causa do 'gerentão' que vc contratou o negócio rende R$2000 de lucro livre para o dono embolsar. Ele trabalhou, mesmo, quase nada. Ficou apenas "passeando" e ainda levou uma grana.
Concluindo ele dizia: "agora, imagine que ele consiga 6 filiais e apenas visite suas unidades..." "seriam R$12.000"
É CLARO QUE O MUNDO NÃO É SIMPLES ASSIM, mas estamos falando de modos e trabalho e linhas de raciocínio, sendo que, a mais tradicional, é meter a mão na massa para fazer 'perfeito' e a mais 'moderna' é 'colocar alguém para fazer o serviço e dividir os lucros'...
Só finalizando, conheci um camarada que conciliava um emprego fixo, palestras e uma pizzaria em que ficava sua esposa atendendo os telefones (sem dar ordens em ninguém) junto a outra funcionária. A esposa apenas ficava lá, fazendo presença E NÃO MANDAVA EM NADA.
Aí eu perguntei pra ele: como está o negócio?
Ele respondeu: "ótimo". "Minha esposa não fica mais nos serviços domésticos e paga a empregada com o salário dela da pizzaria e ainda guarda o troco. E não tem mais dores nas costas de lavar roupa e limpar a casa. E meus funcionárias tomam conta de quase tudo por mim..."
A pizzaria dele "livrava" uns R$4000 de renda extra para ele, que aparecia lá 1 vez ou duas por semana...
Eu penso que essas maneiras de pensar o negócio sejam adequadas, ainda que não seja possível "logo de cara", mas que, pelo menos, sejam 'planejadas'.
att
-

- Mestre Mauricio
- Administrador

-
- Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32