por Mestre Mauricio » Terça-feira - 12 Ago 2014, 15:42
Grazyf11,
eu penso que em primeiro lugar, muito melhor do que os relatos de quem já vivenciou isso seria vc mesma vivenciar uma pizzaria. O curso do meu amigo Branzani e do meu amigo Nilson, membros do fórum, possuem essa característica e eu penso que, apenas por isso, já valem o investimento. Sem contar o conhecimento acumulado.
Eu penso que menos de 2mil reais, incluindo todas as despesas com alimentação e hospedagem, custeiam qualquer um dos dois cursos com "troco", haja vista estarem todos no Estado de São Paulo.
Em linha gerais posso dizer que existem alguns pilares para se definir o negócio no ramo de pizzas:
1) estilo de pizza pretendido
2) produtividade, incluindo equipe e equipamentos
3) perfil do público que se pretende atingir
4) estratégias de padronização
Claro que são muitas coisas, porém, eu penso que esses 4 itens básicos merecem destaque porque, mesmo simples, fazem pessoas incorrerem em erros. Me permita exemplificar:
1) Algumas regiões ou padrões de renda preferem determinados estilos de pizza, como, por exemplo, massa fina ou grossa, muita cobertura ou pouca, molho fresco cozido ou industrializado. Começar errado pode trazer problemas permanentes.
2) muitos negócios perdem clientes porque não conseguem ENTREGAR o produto. Outros perdem clientes porque entregam melhor em um dia do que em outro, prejudicando a fidelização. Há pessoas que compram fornos para 1 única pizza esperando uma produtividade baixa e se surpreendem com produtividades altas. E há o contrário: comprar um forno e mil máquinas para vender 10 pizzas por dia. O segundo erro atrapalha menos que o primeiro, sendo necessário buscar o ajuste mais eficiente, na minha opinião.
3) Determinados públicos possuem determinados 'vícios' que são incompatíveis com a localização, o estilo da pizza, o preço, o prazo de entrega, etc. Há regiões em que as pessoas simplesmente não buscam a pizza no estabelecimento, forçando a chegada de motoboys. Mas há também casos de pessoas que preferem retirar e serem prontamente atendidas, no menor tempo possível. São formatos diferentes para se trabalhar, especialmente porque aguardar 30 minutos entre as entregas é algo comum ao motoboy, porque enquanto entrega um pedido o outro vai sendo aprontado. Mas para alguns clientes, ficar 30 minutos parado na pizzaria esperando pode ser o fim do mundo!
4) quem faz as receitas sem medidas regulares ou sem balança tende a ter um produto diferente a cada venda, e isso não gera FIDELIZAÇÃO do cliente, quase sempre.
espero ter contribuído com sua reflexão e espero que nossos membros ajudem a enriquecer ainda mais este tópico!
att
-

- Mestre Mauricio
- Administrador

-
- Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32