Atum c/ cebola coloração escura .

Mensagempor Cachoeira » Quinta-feira - 28 Mai 2015, 21:42

Montamos uma pizza de Atum c/ cebola e cobertura de mussarela ,após assa-la percebemos que embaixo do queijo o atum c/ cebola ficou totalmente escuro ,(escura mesmo como óleo queimado de fritura) .
Gostaríamos da ajuda dos amigos para elucidar esse mistério ,já que inúmeras vezes montamos essa mesma pizza e ficou perfeita .
Alguém saberia explicar o motivo dessa coloração escura da combinação do Atum com a cebola (Atum beira mar lt 400g ,cebola processada no dia).
Cachoeira
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico
Aqui desde: Quinta-feira - 07 Ago 2014, 11:07

Re: Atum c/ cebola coloração escura .

Mensagempor Mestre Mauricio » Sexta-feira - 29 Mai 2015, 02:28

Cachoeira,

depois de fatiar a cebola vc a coloca em água bem gelada por alguns minutos para retirar os carboidratos e reduzir a acidez?

O atum atual e o antigo eram em óleo, em azeite ou em "água e sal"?

att

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor Cachoeira » Sexta-feira - 29 Mai 2015, 12:54

Não Mestre ,esse processo com a cebola nunca realizamos ,e o atum sempre foi o mesmo utilizado (Atum em conserva de óleo em lt).
No processo retiramos o óleo (secamos o atum) e fazemos a mistura do mesmo diretamente com a cebola picada .Pizzas anteriores montadas com o mesmo procedimento não apresentaram este aspecto e coloração indesejável e após essa pizza que apresentou este fato já montamos outras da mesma forma ,nenhuma delas apresentaram esse problema .
Gostaríamos de entender o que houve para tomarmos cuidado para que não ocorra novamente pois o produto chegou a ir para rua ,tornando a situação muito desagradável .
Cachoeira
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor Mestre Mauricio » Sexta-feira - 29 Mai 2015, 18:02

Cachoeira,

pela sua descrição aparenta que ficou excesso de óleo no atum (queimando no forno depois de superaquecimento). Não sei exatamente que tipo de forno vc usou ou o processo em si, mas vale a pena sempre dar uma boa olhada na pizza antes de despachar, como um processo rigoroso de pós-produção...

Eu já vi ocorrer coisa parecida em forno elétrico, depois de uma sequência de pizzas, a resistência superior fica 'vermelha' demais e os infravermelhos torram coisas escuras, como o atum e as bordas da pizza (que são claras, mas escurecem rapidamente).

Um outro caso foi com forno que usa infravermelhos a gás, depois de longos períodos de uso, a cerâmica sobreaquece e o infravermelho fica 'violento', provocando queimas.

Eu não acho que seja algo para se preocupar, por ter sido algo mais 'isolado' do que 'frequente'.

att
abc

Curta minha Fan Page no Facebook e se inscreva no meu canal do YouTube
Mestre Mauricio Braga
Mestre Mauricio
Administrador
Administrador

Aqui desde: Sábado - 26 Mar 2011, 00:32

Mensagempor Cachoeira » Sexta-feira - 29 Mai 2015, 18:57

Obrigado mestre pelo esclarecimento ,concordo com os pontos levantados pois foi um acontecimento isolado e se bem me recordo já estávamos com uma longa sequência de pizzas, somada com um excesso de óleo conservante realmente esse deve ter sido o motivo do acontecido .
Cachoeira
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico

Mensagempor Cachoeira » Sexta-feira - 29 Mai 2015, 19:04

Gostaria de parabeniza-lo pela humildade simpatia e atenção com que você atende as pessoas e claro principalmente pela "coragem". Porque do jeito que a violência anda ,atender um motoqueiro que lhe aborda no seu carro as 22h da noite em uma rua escura e fora de sua cidade ,realmente tem que ser "corajoso" kkkkk .
Aguardamos sua visita !
Cachoeira
Colaborador+
Colaborador+

Iniciador deste tópico
Regras do fórum
Recomendações para um novo tópicos aprovado:
a) uma dúvida a respeito da solução de um problema
b) uma solução para um problema que possa afetar outros membros
c) um relato pessoal de como chegou ao sucesso ou superou o fracasso
d) uma análise sobre um produto ou serviço