Prezados,
Faz uma semana que estou com meu forno a gás Venâncio com infra e estou muito feliz porque hoje foi a primeira vez que consegui um excelente resultado!
Depois de fazer vários testes usando a massa fresca, pré assando a massa, colocando a pizza direto na pedra, etc...consegui uma pizza realmente satisfatória (pelo menos pra mim e pra minha esposa, eheh) fazendo o seguinte:
- Ligo o fogo da parte de baixo e deixo aquecendo por 20 minutos. O termômetro marca uns 300 ºC.
- Ligo o infra e deixo por mais 20 minutos aquecendo. O termômetro chega no máximo, que é 350 ºC.
- Coloco a pizza com massa fresca sobre uma tela de alumínio e coloco a tela em cima da pedra.
- Depois de 3 minutos a pizza fica pronta! A massa fica dourada por baixo e também nas bordas, e a mussarela ferve só em algumas pequenas regiões, mas é bem pouco.
Mas nesses testes eu assei só uma ou duas pizzas seguidas, e como o termômetro chega até o máximo, eu fico com um pouco de medo de usar o forno por um período mais prolongado.
Será que o forno pode estragar, mesmo que seja no longo prazo, se a temperatura de trabalho passar dos 350 ºC? É preciso ficar controlando a chama ou posso deixar o pau comer?