por Rafael Maffeis » Quarta-feira - 17 Jan 2018, 19:38
Concordo com o que foi colocado pelo Maurício.
A grosso modo, o fato de contar com muitas pizzarias (e você menciona a abertura de uma nova) já demonstra que esse é um produto para o qual há bastante demanda na sua cidade. É preciso ter em mente que você não pode ser MAIS UM dentro desse ecossistema. Estude o posicionamento das empresas já estabelecidas. Quais são os fatores críticos de sucesso para atuar nesse ramo dentro dessa região? Quais as forças e fraquezas de cada competidor? O que você pode desenvolver em termos de produto e/ou serviço que possa lhe garantir vantagem competitiva?,
Sua análise de viabilidade engloba a detecção da demanda pelo tipo de pizza que você deseja produzir - e para isso você precisará ir a campo (verificação da quantidade de entregas que a concorrência realiza em uma semana típica, pesquisa com os moradores para entender seus hábitos de consumo e preferências no que diz respeito a alimentação fora de casa, etc.), não tem jeito - e o quanto você está disposto a investir em virtude do retorno calculado (de posse da projeção da quantidade mensal demandada, e conhecendo seus custos fixos e variáveis, montarás fácil um fluxo de caixa para aferir o retorno dentro do período estipulado).
No fim das contas, é preciso encarar qualquer empreendimento como um investimento. Você conta com um montante X e tem uma série de opções para fazê-lo multiplicar. Pode aplicar na poupança (e esperar o pagamento dos seus sofríveis juros), CDB, alocar em fundos de investimentos, comprar ações, adquirir imóveis, ou... abrir uma pizzaria.
Lembre-se de um princípio financeiro básico, quanto maior for o risco de uma aplicação, maior deve ser o retorno exigido. Iniciar um negócio no setor alimentício é difícil, e prosperar requer muita dedicação, trabalho e estudo. Mas acredito que, se fizer tudo direitinho, acabarás com um retorno (financeiro e de satisfação pessoal) que não conseguiria atuando em uma empresa tradicional. Aguardando uma promoção que quase sempre não depende única e exclusivamente da qualidade do seu trabalho.
Enfim, divaguei à beça, mas sempre com a intenção de ajudar.
Abraços
-
- Rafael Maffeis
- Moderador

-
- Mensagens: 5
- Aqui desde: Quarta-feira - 19 Ago 2015, 20:28