por jcarloscmp » Domingo - 26 Jan 2014, 20:43
Mauricio
Para ser sincero, tudo que eu aprendi inicialmente em matéria de pizza e pizzaria, foi aqui no fórum, principalmente com seus posts e comentários. Pelo que percebi , as dúvidas que permeiam o inicio de todos que pretendem entrar neste ramo são as mesmas. Tipos de fornos, fermentação, tipos de massa, o que produzir, moto-boys área de entrega ( perimetro), preocupação com qualidade mas...... percebi algo que também é comum, pelo menos na turma que eu estava, eramos em 18 pessoas, engenheiros motoboys, micro empresários, desenhistas, militares etc.. tinha de tudo, pertenço a área administrativa financeira, trabalhando enfaticamente em todos estes anos, na área de planejamento e de gestão de pessoas principalmente, nenhuma das pessoas presentes , estava preocupada ( ou pelo menos não demonstravam) preocupações com uma parte primordial em qualquer negócio: Qualidade e excelência em atendimento, gestão do negócio e principalmente CONHECIMENTO em administração, pelo menos o básico do básico, acredito ser de extrema importância, para quaisquer pessoas que desejem ingressar em seu próprio negócio, procurar exemplos de fluxo de caixa ( principalmente) modelos de administração, saber calcular o custo real do negócio vai ser imperativo para que ele seja de sucesso ou não.
Nem sempre o bom comerciante ou pizzaiolo é um bom administrador, onde faltar este equilibrio, temos que ajustar.
Entrei em algumas " discussões" a respeito de fornos, defendendo as ideias que aprendi aqui no fórum, onde diga-se de passagem li, reli inúmeras vezes o mesmo tópico, inclusive até criando alguns parâmetros de idéias , buscando obter coerência entre os tópicos em conjunto com outras matérias e publicações a respeito.
Acredito que a busca pelo conhecimento é perpetuo, e a falta de flexibilidade faz com que não consigamos absorver o que é realmente necessário.
Todos "torceram" o nariz quando souberam que não existiriam fornos a lenha para as aulas práticas, não aceitavam de maneira alguma que um forno elétrico ou a gás, pudesse reproduzir uma pizza de qualidade, independente da massa que fosse feita.
É certo de que algumas pizzas não foram de qualidade plena, mas comercialmente falando, foi comprovada a viabilidade de outras opções de forno, e em algumas discussões , parafraseando o Prof Mauricio, onde depois que eu questionei sobre os tipos de fornos aqui no forum, se haveria um forno 100% ,me respondeu com muita propriedade e de maneira coerente, de que não existia nenhum forno que merecesse o carimbo de 100% eficaz, que cada um possuia prós e contras, que não teria como indicar algum como sendo o "perfeito"
Nesta semana de aula, o que mais me causou empolgação, foi fazer esfirras, algo que eu não planejava trabalhar e agora poderá ser meu foco principal juntamente com as pizzas. Não sabia o que era nem para que servia Tahine, e nem que a carne era "cozida" sem auxilio de fogo diretamente pela ação acida do limão, e também a razão pela qual é utilizado fubá e não farinha de trigo para abrir as esfirras, realmente outras pessoas que já saibam bastante a respeito talvez não se interessassem tanto, mas fico feliz em aprender o que quer que seja.
Quanto a compartilhar os conhecimentos com o pessoal aqui do fórum, terei imenso prazer em faze-lo, se acharem interessante, posso postar as formulações do que fizemos nesta semana de curso.
E eu que te agradeço Mauricio, aliás, indiquei o fórum e principalmente já repassei boas referencias sobre você para o pessoal do curso, em breve deve ter mais pessoas que fizeram o curso comigo, postando aqui no fórum
-
- jcarloscmp
- Colaborador+

-
- Iniciador deste tópico
- Aqui desde: Segunda-feira - 25 Nov 2013, 11:26