E aí? Quanto custa um curso de pizzaiolo?!
A pergunta é ambígua e encerra duas concepções distintas:
qual é o custo para o aluno?
qual é o custo para quem ensina?
Vamos analisar pelo segundo lado primeiro:
Quando o 'professor' dos pizzaiolos faz isso como um hobby esporádico, o 'custo' da mão de obra é zero. Ele ensina por alegria e por prazer PORQUE POSSUI OUTRA FONTE DE RENDA. Justamente porque não é possível 'viver' sem dinheiro. Ninguém paga as contas 'com amor' e nem se alimenta de 'carinho'. Em um mundo cada vez mais 'capitalista' nós usamos dinheiro para praticamente tudo. PRATICAMENTE! (pelamordedeus)
Quando o 'professor' faz isso por profissão, somente isso e nada além disso, o 'custo' da mão de obra é bem alto. Ele precisa calcular todos os seus gastos pessoais em cima de uma expectativa de turmas e aproveitar o tempo livre para se desenvolver mais na área e, porque não dizer, ficar com a família!
Existe um outro modo de ver esse custo: professores que fazem mil e uma coisas e "ensinam' para COMPLEMENTAR A RENDA. Nesse caso, o custo com a mão de obra fica um intermediário entre o primeiro e o segundo, algo que facilita um pouco as coisas...
Mas existe um outro aspecto do 'custo'. Ninguém aceitaria "carregar um caminhão de areia, sozinho, por hobby". Da mesma maneira que raramente alguém vai querer 'pagar' altas somas para quem apenas "ajudar a varrer a rua depois que o caminhão foi descarregado..."
Esse outro custo, popularmente, chamamos "o baita trabalho que deu para fazer isso".
Então, do ponto de vista do professor temos de analisar "se o cara ensina para viver e se deu um baita trabalho para ele". Olhando assim, À primeira vista, temos um panorama de 'custo'.
Há também o 'investimento' em instalações, insumos, utensílios, equipamentos e outras coisas que, em geral, não vai mudar 'tanto assim' de um curso para outro. Muda muito. Claro. Só não vai pesar, diretamente, no 'custo para o aluno'.
**
E o custo para o aluno?
Geralmente as pessoas analisam apenas o quanto gastariam com transporte, com acomodação e com o pagamento direto ao professor ou instituição. Raramente as pessoas pensam no conhecimento e no aprendizado em si. E É O CONHECIMENTO QUE IMPORTA NO FIM DAS CONTAS.
Isso significa que, para o aluno, além de todos os custos 'monetários', é preciso analisar "quanto custa não fazer o curso?"!
Ou seja: se eu tentar descobrir as respostas no dia-a-dia, fizer meus próprios testes e analisar meus próprios acertos e erros, quanto isso vai me custar?!
Então, meus amigos, entra o grande "Xis" da questão! Algo muito complicado MESMO de se analisar diretamente...
Para isso, então, eu resolvi fazer uma 'análise indireta' de "QUANTO CUSTA NÃO FAZER NENHUM CURSO?"
Então, conversando com vários pizzaolos de diversas pizzarias, eu perguntava: "você teve treinamento ou foi contratado pela experiência?" e falando com diversos donos de pizzarias eu perguntava: "você fez cursos sobre o assunto ou foi aprendendo no dia-a-dia?"
A óbvia resposta mais surpreendente foi que:
os donos mais excelentes de todos e os pizzaiolos mais excelentes de todos raramente tinham feito cursos formais. Eram 'amadores' e 'amantes' apaixonados aprendendo o tempo todo, sem curso 'formais'.
os donos ótimos e os pizzaiolos ótimos quase sempre fizeram cursos diversos, formais ou não. E ainda tinham muito interesse no assunto.
os donos mais atrasados, travados e quase falidos RARAMENTE FIZERAM QUALQUER CURSO (e eram cheios de razão). Os pizzaiolos mais atrasados e travados RARAMENTE FIZERAM QUALQUER CURSO (e até se ofendiam em tocar no assunto).
Então, a lição que ficou no meu coração foi a seguinte:
buscar a humildade dos apaixonados, de aprender o tempo todo.
buscar a humildade dos ótimos, de PAGAR PARA APRENDER, formalmente, pacientemente.
FUGIR da arrogância dos maus exemplos, que não querem aprender nem com a vida nem com os semelhantes.
Sim. Havia uns poucos que, por mais que se esforçassem, não conseguiam. E uns poucos arrogantes extremamente competentes.
EM GERAL, NA MINHA OPINIÃO:
SEMPRE QUE PUDER FAÇA CURSOS.
TODAVIA SE APAIXONE, HUMILDEMENTE, PELAS REDONDAS!
o resultado tem mais chances de compensar!
espero que minha 'pesquisa não oficial' tenha sido útil.
att
obrigado